quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cursos à distância (EAD) gratuitos

 

Para qualificação profissional em geral e específicos nas áreas de Biologia, Meio Ambiente e Veterinária

Percebemos que cada vez mais os requisitos para preencher uma vaga de emprego vão além dos conhecimentos adquiridos na graduação. Frequentemente somos surpreendidos com divulgações de oportunidades de trabalho (efetivo ou temporário, CLT ou contrato de prestação de serviço) com exigências bastante específicas, as quais nos faz pensar se realmente existe no mercado um profissional com o perfil exigido.
Estar qualificado para conseguir o emprego almejado ou se manter atualizado na área de atuação requer do profissional tempo disponível para se dedicar ao estudo e dinheiro para investir em sua formação. Porém, sempre somos surpreendidos por algumas destas situações: àqueles que têm dupla jornada, estudando e trabalhando, geralmente não possuem tempo para fazer cursos extras, e muitas vezes também não possuem recursos disponíveis; já os recém-formados geralmente vivem outra realidade: possuem tempo, porém não possuem condições financeiras para investir em sua formação.
Mas hoje temos na internet dezenas (ou centenas!) de cursos gratuitos que auxiliam na qualificação e atualização do profissional, e ainda, dão uma turbinada no currículo daqueles que estão iniciando a carreira. A facilidade de aprendizagem é gigantesca: não é necessário sair de sua casa para fazer o curso, e sendo o mesmo gratuito, sequer se tem custo.
No entanto, é importante que o aluno adote uma postura responsável para que seja atingido o resultado pretendido, empenhando-se, dedicando-se e realmente se propondo a agregar conhecimentos; afinal, quando você colocar em seu currículo que possui conhecimento em determinado assunto, muito provavelmente no processo seletivo da vaga será exigido que você prove sua afirmação.  Além disso, é essencial determinar e cumprir as horas de estudo, fazendo os exercícios sugeridos e as leituras complementares.
Sobre os cursos de Educação à Distância, sempre é conveniente obter maiores informações sobre uma instituição que lhe seja desconhecida. Uma boa alternativa é acessar o site da Associação Brasileira de Educação a Distância (http://www2.abed.org.br/) que disponibiliza informações sobre essa nova forma de aprendizagem, agenda de eventos, biblioteca virtual sobre educação à distância e um catálogo de cursos.

Ressalto, também, que nest "post" dei ênfase aos cursos de meio ambiente e os de formação geral cuja qualificação / conhecimento do assunto frequentemente vem sendo exigido dos candidatos. Para outros assuntos, sugiro que acesse o Guia de Cursos Gratuitos disponibilizado no site "Ache seu Curso", acessando o link http://www.acheseucurso.com.br/guia-de-cursos-gratuitos.aspx Ressalto que os links estão atualizados e há uma grande variedade de assuntos disponibilizados.

Abaixo disponibilizo uma lista de sites com cursos gratuitos, obtidas em pesquisas na internet e outros meios de divulgação virtual (e-mails, redes sociais e sites de busca), sendo que vários deles disponibilizam inclusive o certificado ao final do curso.

Importante:  a divulgação desta listagem não está ligada, tampouco possui qualquer vínculo com qualquer instituição (privada ou pública); portanto, este blog não tem responsabilidade sobre o conteúdo destas páginas e/ou se os cursos funcionam corretamente ou não. Muito embora se possa se acreditar o contrário, não possuo conhecimento de outros cursos a não ser os que estão sendo divulgados aqui, sendo que tive conhecimento dos mesmos, principalmente, através da divulgação virtual (e-mails, redes sociais e busca no Google).

Seria bastante interessante se os leitores que fizessem os cursos voltassem à esta postagem e comentassem suas impressões sobre os mesmos, para que possamos saber da qualidade e relevância das informações e conhecimento adquirido.
Bons estudos!



Cursos à Distância (EAD) gratuitos

Amazonia cursos
Cursos Online Gratuitos sobre Amazônia e Meio Ambiente.

Buzzero
Há cursos gratuitos e outros com baixo custo.
http://www.buzzero.com

Cederj
Projeto de formação e aperfeiçoamento de professores do estado do Rio de Janeiro. O consórcio reúne seis universidades federais e estaduais que oferecem cursos a distância e gratuitos.
http://www.cederj.edu.br/fundacao/

Comunidade Moodle Brasil
Cursos voltados para educadores que pretender aprender ou ampliar conhecimentos neste ambiente virtual de ensino. Vão do básico “Primeiros passos em Moodle” a outros mais específicos como “Construindo Cursos em Moodle”.
http://www.moodlebrasil.net/moodle/login/index.php

E-fisica
Cursos sobre os vários temas da física (ótica,mecânica, eletricidade etc) em seis níveis de complexidade, que vão de cursos para leigos até para professores.
http://efisica.if.usp.br/

English4Smart
Curso de inglês voltado para negócios (totalmente gratuito).
http://ivela.aticenter.com.br/e4s_intro.html

FGV on line
Cursos de qualificação profissional, de 10 a 15 horas de duração.
http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Fundação Bradesco
Vários cursos gratuitos para qualificação.
http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx

IPED
O Grupo IPED oferece cursos com opções de planos bastante interessantes, gratuitos e pagos: os planos de 20 horas são totalmente gratuitos, e acima disso, há um investimento por parte do aluno. O diferencial é que se for optado um curso gratuito, porém o aluno sentir necessidade de continuar os estudos, poderá efetuar a compra dos demais planos oferecidos.
Para maiores informações, clique aqui!
Jurisway
Diversos cursos on line, principalmente na área do Direito (indicado para quem prestará concursos públicos).
http://www.jurisway.org.br/v2/cursos.asp

Khan Academy
A Academia Khan é uma iniciativa ousada do norte-americano de origem indiana Salman Khan. O site em inglês disponibiliza mais de dois mil vídeos em matérias, de matemática e física até história da arte e economia. A versão em português conta com mais de 340 vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física. Os roteiros dos vídeos são descontraídos e buscam simplicidade.
http://www.khanacademy.org/
http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

Mídias na Educação
Cursos para professores de vários níveis educacionais, com foco na utilização de mídias e tecnologias na sala de aula.
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/#

Prime Cursos
Diversos cursos gratuitos para qualificação profissional.
http://www.primecursos.com.br/

Rede Nacional de Escolas do Governo
Excelente diretório para 126 instituições de ensino sediadas nas estruturas públicas (governos federal, estaduais e municipais, ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc). Diversos cursos oferecidos por estas entidades são gratuitos. Alguns são restritos a funcionários ou a algumas características de seus alunos (idosos, profissionais específicos etc), outros são absolutamente livres. É possível, fazer por exemplo um curso sobre “Português Jurídico” na Escola Superior do Ministério Público da União.; ou ainda mestrado profissional em Propriedade Intelectual no INPI, entre muitas e muitas outras opções.
http://www2.enap.gov.br/rede_escolas/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=28
Senado Federal - Cursos
Cursos totalmente gratuitos, na área de Direito, Administrativo e outras relevantes para concurso público.

Scientia
Cursos gratuitos em Diagnóstico Clínico Laboratorial (Coleta de Materiais Biológicos) e Meio Ambiente ( Saneamento, Saúde Pública e Meio Ambiente). Os demais cursos têm um investimento bastante atrativo: R$ 20,00.
Home page: http://www.scientia.bio.br
SEBRAE
Diversos cursos para quem pretende se qualificar para o mercado de trabalho ou investir em um negócio próprio
http://ead.sebraesp.com.br/hotsite/cursos.asp

SENAI
Cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. Como este Blog é destinado à area de Biologia e temas correlatos, destacamos o curso de Educação Ambiental.
http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/educacao-a-distancia/2012/09/1,5683/cursos-gratuitos.html
SENAR
O portal EaD SENAR oferece gratuitamente cursos online para pessoas do meio rural para todos os estados.
http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/

SisSaude
Cursos gratuitos relacionados com a área da saúde. 
http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=9979

Sistema de Educação Permanente / Secretaria de Vigilância em Saúde / Teletab
Diversos cursos EAD, voltados à área de saúde pública e laboratorial. 
http://telelab.sites.ufsc.br/cursos-telelab

Universidade de São Paulo (USP)
Disponibilização gratuita de mais de 5000 vídeos-aulas, de diversas áreas do conhecimento.
Para verificar as aulas disponíveis, acesse: http://www.eaulas.usp.br
Áreas específicas de interesse:
Ciências Biológicas
Ciências Biomédicas

UFES (Universidade do Espírito Santo)
Cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento oferecidos periodicamente.
http://www.neaad.ufes.br/quem_somos/

Universidade Aberta do Brasil - MEC
Consórcio que reúne instituições de ensino federais, estaduais e municipais em todo o Brasil, oferecendo cerca de mil cursos gratuitos e a distância em níveis de complementação, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação.
http://uab.capes.gov.br/

Unicamp - OpenCourseWare
Iniciativa ousada e democrática da universidade paulista. O portal oferece gratuitamente à comunidade o material didático utilizado em cursos da Unicamp, integrando este material a modernas técnicas de tecnologia da informação.
http://www.ocw.unicamp.br/

Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
Cursos de graduação, aperfeiçoamento e extensão a distância e gratuitos. Membro do Open Courseware Consortium.
http://www.ufrpe.br/pagina.php?idConteudo=13

UFF (Universidade Federal Fluminense)
Aulas na área médica. Não há aulas específicas para os biólogos, mas os links de Biomedicina e Medicina Veterinária possuem aulas interessantes àqueles que pretendem trabalhar em laboratório ou com animais silvestres.
http://videoaulas.uff.br/materias/5?page=2




Cursos EAD gratuitos disponibilizados em sites internacionais
About U.:
Portal oferece enormidade de cursos gratuitos e a distância em temas que vão desde filosofia até confecção de objetos em macramé, cuidados com recém-nascido e geografia. A maior parte dos cursos é em língua inglesa.

Commons – Open Educational Resources
Milhares de cursos e objetos de aprendizagem em áreas e níveis diferentes.
Massachusetts Institute of Technology Open Courseware
Diversos cursos de capacitação (requer domínio de inglês)
http://ocw.mit.edu/courses/audio-video-courses/

Miriadax
A Miríada X oferece uma plataforma aos docentes e equipes de docentes de qualquer universidade iberoamericana que forma a Rede Universia, onde se pode criar e compartilhar Cursos Online Maciços em Aberto (mais conhecidos como MOOC´s), acessíveis para todo mundo de maneira gratuita.
http://www.miriadax.net/

Organização Panamericana de Saúde
A Organização Panamericana de Saúde mantém um ambiente EAD com cursos gratuitos sobre saúde. São vários títulos, alguns em inglês e outros em espanhol.
http://cursos.campusvirtualsp.org/course/

The Open University
Diversos cursos de capacitação (requer domínio de inglês)
Cursos EAD gratuitos de idiomas
Alemão

Deutschewelle

Os cursos estão disponíveis no sistema EAD para acesso pela internet com vídeos, áudios, textos e exercícios. Caso já tenha algum conhecimento do idioma alemão, o site oferece um teste de nivelamento.

http://www.dw.de/tabela-de-cursos/a-6559471-1

Francês
Francês Zero
Site bastante completo voltado somente para o ensino à distância do idioma francês.
Francoclic Diversos recursos de acesso livre, destinado particularmente aos alunos e professores interessados na aprendizagem e no ensino da língua francesa e das culturas francófonas.
http://francoclic.mec.gov.br/
Inglês
Várias opções para quem deseja aprender a língua inglesa.
British council
Cursando inglês
Fonetics focus
Inglês Já
Webbusca

Busuu
Trata-se de uma comunidade virtual, onde se pode aprender e praticar diversos idiomas, tudo de forma gratuita.
http://www.busuu.com/pt/

Livemocha
Este site disponibiliza dezenas de cursos de idiomas on line, gratuitos.
http://www.livemocha.com/



- Lista de cursos online e gratuitos nas 10 melhores universidades do ranking Times Higher Education (2012/2013). Basta um computador e internet banda larga para aproveitar*:

Caltech – Oferece 3 disciplinas, entre elas Princípios de Economia Para Cientistas – (www.coursera.org)

Universidade Stanford – Presente em quatro plataformas, reúne seus 22 cursos em um site próprio – (www.online.stanford.edu/courses)

Universidade de Oxford – Tem cerca de 2.000 arquivos, entre áudios e vídeos, disponíveis no app da Apple – (iTunes U)

Universidade Harvard – Um curso de ciêncida da computação e outro sobre pesquisa em medicina – (www.edX.org)

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - Oferece 3 cursos na área de exatas – (www.edx.org)

Universidade Princeton – Oferece nove disciplinas completas, incluindo Introdução à Sociologia – (www.coursera.org)

Universidade de Cambridge – Possui cerca de 50 palestras e seminários online, vários na área de direito. (http://www.apple.com/education/itunes-u/)

Imperial College – Oferece vídeos de sete carreiras, incluindo engeharia, matemática e administração – (http://www.apple.com/education/itunes-u/)

Universidade da Califórnia em Berkeley – Oferece quatro cursos online. Três na área de computação e um sobre robótica – (www.edX.org)

Universidade de Chicago – Oferece vários cursos nas áreas de humana. Destaque para filosofia e ciencia política – (http://www.apple.com/education/itunes-u/)

*Fonte: Catraca Livre

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!
      Espero que seja útil para muitos!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. VALEU! Já vou repassar e divulgar o link do seu post nos blogues.

    http://jasmimselvagem.blogspot.com e http://faunadorio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Diana!

      Agradeço grandemente a divulgação!

      Abraço,
      Íris Zattoni

      Excluir
  3. Parabéns por esse trabalho, muito bem feito, álias! Acompanho sempre seus emails através do grupo bioempregos e as informações que divide são sempre interessantes e as discussões em que se envolve, muito bem pautadas, racionais, chamando atenção para o bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Muito obrigada por suas gentis palavras. Fico muito feliz que as informações que divulgo (seja por aqui ou por e-mails) sejam úteis para outras pessoas.

      Grande abraço,
      Íris Zattoni

      Excluir
  4. Olá Zattoni! Adorei seu site!

    Outro dia recebi por e-mail o link abaixo, também tem vários cursos gratuitos.

    http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/12/faca-cursos-gratuitos-nas-10-melhores-universidades-do-mundo/

    Obrigada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laene!

      Obrigada pela dica! Vou incluir esses cursos neste post tb!!! Com certeza ajudará muitas pessoas!

      Grande abraço,
      Íris Zattoni

      Excluir
  5. Nossa adorei, já to fazendo vários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Filipe!

      Fico feliz que os cursos estejam sendo úteis para vc! Se possível, por favor depois comente o que achou dos cursos, para que possamos saber a qualidade dos mesmos. Eu mesma não fiz nenhum e pretendo começar semana que vem, mas dicas e comentários sempre são super bem vindos!

      Grande abraço!

      Excluir
  6. Parabéns! Importantíssima contribuição!

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em conhecer um blog tão rico de informações que irão me auxiliar na graduação,estou amando biologia e também não me arrependo de minhas decisões,Parabéns pelo esforço!Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Espero que o blog auxilie bastante em sua formação. Toda semana tem post novo, seja divulgação de notícias, cursos ou artigos de minha autoria; visite-nos sempre que puder!

      Grande abraço!

      Excluir
  8. que maravilhoso a sua iniciativa. pretendo fazer faculdade de gestao ambiental no segundo semestre-via ead- e o seu post me ajudará a ampliar os meus conhecimentos.obrigada! aline jansen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,

      Fico feliz que o post lhe ajudará com sua decisão e planos futuros. Tomara que muita coisa lhe seja útil!

      Grande abraço!

      Excluir
  9. Muito bom, fiquei super animada e parabéns pela generosidade quanto às informações! Abraços, Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela!

      Fico feliz que tenha gostado. Espero que que seja útil para vc!

      Grande abraço!

      Excluir
  10. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, eu já fiz curso na FGV e IPED, são muito bons! vale a pena fazer ;)

    ResponderExcluir
  12. Bom dia
    Estou publicando em meu blog o endereço de seu link.
    Sempre que houver atualizações de interesse da educação estaremos abertos à publicação.
    Caso houver algum impedimento, por favor, entre em contato por e-mail que imediatamente retiraremos a postagem.
    Saudações.
    http://coisastantasderenatohirtz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Opá, muito legal seu blog, estou seguindo, olhei seu lattes; fiquei muito interessado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Paulo Cesar!

      Agradeço suas gentis palavras.
      Caso precise de algo, estou à disposição: iris.zattoni@gmail.com

      Grande abraço!

      Excluir
  14. Dra. Eu jamais, fiz um comentário a qualquer conteúdo de internet, mas tenho que parabeniza-la pela UTILIDADE PÚBLICA, que a Sra. prestou aqui. Sou Bacharel recém formado e sei o quanto somos incansavelmente exigidos na nossa profissão, parece que nunca basta e que nunca tem limites, portanto a nossa busca é constante por mais aprendizado e saber, seja ele jurídico ou outros. E desta forma lhe digo que nunca vi tanta utilidade e conteúdo de qualidade em uma única página de internet, mais uma vez, meus parabéns Dra.

    Dr.Primon

    ResponderExcluir
  15. Parabéns por uma iniciativa tão legal!
    Será que existe alguma pós-graduação a distância que seja gratuita?
    Obrigada.
    Michele

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela sua página !

    É excelente e atual !

    Você é um anjo !

    ResponderExcluir
  17. Muito bom e muito útil!!!! Tudo que a gente fica procurando reunido em uma única página!!!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  18. como posso fazer a inscricão do curso biologia, gratuito por correspondencia

    ResponderExcluir