domingo, 18 de dezembro de 2011

Por que Biologia?

Desde que eu me entendo por gente gosto de bicho, natureza, tenho fascínio por laboratórios e um interesse bizarro relacionado à doenças.

Parece meio clichê, mas é verdade: aprendi a falar identificando as figuras de animais num livro de Biologia. Eu era pequenina ainda quando minha mãe fez a clássica pergunta "o que você quer ser quando crescer?", e eu respondi com outro questionamento: "mãe, existe algum médico que cuida de bicho?". Ela respondeu que sim, e eu afirmei: "então quando eu crescer quero cuidar dos bichinhos!".
A adolescência, no entanto, trouxe à minha vida outras paixões que, aliadas à uma boa dose de criatividade e ilusão, me fizeram cogitar a hipótese de seguir o Jornalismo como profissão. Mas a vida não é como a gente planeja: diferentemente dos meus sonhos de criança e dos devaneios adolescentes, acabei cursando o segundo grau técnico em Secretariado, e em seguida, a faculdade de Direito.

Como estagiária e profissional do Direito, atuei na advocacia por um período de 12 anos, mais ou menos. Nesse tempo trabalhei em escritórios de pequeno e médio porte, em empresa de cobrança e também tive meu próprio escritório. No entanto, muito embora as pessoas pensem o contrário, eu sempre gostei de advogar e continuo admirando muito essa honrada profissão. Os motivos que fizeram com que eu deixasse a advocacia não estão relacionados a falta de vocação, e sim péssimas condições de trabalho, que incluem a falta de registro em carteira e direitos trabalhistas (férias, 13 salário, INSS e FGTS), baixos salários, excesso de atividades (que invariavelmente faz com que o advogado trabalhe além de sua jornada diária e aos finais de semana, sem qualquer remuneração extra para tanto), pressão e cobrança excessiva em ambiente de trabalho e uma Justiça que além de morosa, infelizmente constatei que também é corrupta.

Meu último trabalho como advogada foi decisivo para que eu criasse coragem e voltasse aos bancos acadêmicos. Em janeiro de 2008 cheguei a conclusão de que minha saúde, já fragilizada, não aguentaria por muito tempo o ritmo que estava vivendo, e a única saída era mudar de profissão. Comecei a visitar sites de de algumas universidades, e confesso que quando soube que algumas delas mantinham o curso de Medicina Veterinária no período noturno fiquei bastante atentada para cursá-lo, no entanto, os valores das mensalidades ficariam absolutamente impossíveis de serem arcados se eu perdesse meu emprego, e desisti da ideia. Pesquisei a grade curricular de outros cursos e o que mais me chamou a atenção foi o de Ciências Biológicas, por várias razões:

- muitas instituições oferecem a formação em Bacharelado e Licenciado, e assim, o formado tem opção de trabalhar como Biólogo ou como Professor do nível Fundamental II ou Médio;

- a grade curricular aborda diversas disciplinas as quais permitem que o formado tenha um leque variado de áreas para se especializar;

- a universidade que eu escolhi tinha, na época, uma grade curricular muito voltada à áreas de meu interesse, inclusive sendo uma das poucas que mantinha as disciplinas Ecossistemas Aquáticos, Limnologia e Oceanografia em sua grade;

- o valor da mensalidade era bastante atrativo pela qualidade oferecida pelo curso.

Assim, iniciei a faculdade de Ciências Biológicas em fevereiro de 2008 e a concluí em dezembro de 2011, obtendo a formação de Bacharel e Licenciada. Em minha vida acadêmica fiz iniciação científica, fui monitora de disciplina, realizei estágio e diversos cursos nas áreas de meu interesse.

Confesso que ainda não consegui "me livrar" 100% da advocacia por ter ainda em andamento alguns processos pessoais, os quais tenho interesse financeiro e, por essa razão, não posso abandoná-los. Mas minha intenção é ter a Biologia como minha profissão principal daqui para frente, e continuarei lutando para que consiga atingir esse meu objetivo.  

5 comentários:

  1. Parabéns pela escolha, sou estudante de C. Biológicas também e fiquei até emocionada com sua história, pois quase iria cursar algo tbm de que ñ tenho aptidão, depois decidir ser Bióloga por vocação principalemente porque acho lindo o Biólogo atuando junto a saúde em geral, seja ela humana, animal ou vegetal, enfim... Feliz por mais uma bióloga no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Você foi muito corajosa mesmo. Sou Advogada também, entretanto só atuei na área consultiva e tenho certa frustação com a área tb, principalmente em pensar que vou passar boa parte da minha vida em um escritório lendo vários e vários papéis burocráticos. Quando terminei o colégio pensei em fazer biologia, mas minha mãe não me encorajou pois disse que não tinha muita saída e acabei cursando Direito até mesmo porque alguns testes vocacionais deram a área de Direito, mas confesso que penso direto em outra profissão, pois adoro bicho, plantas, estar em contato com a natureza, ler artigos sobre alimentos que curam, fitoterápicos, enfim nada que tem haver necessariamente com direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que devemos correr atrás de nossos sonhos, sempre. Sempre digo que preferi me realizar à viver uma vida de frustração. Não é nada fácil voltar a cursar uma faculdade depois dos 30 anos, principalmente para quem já possui uma graduação e 2 pós: você deve se conscientizar que deverá ter muita paciência com aquela rotina de aulas diárias, trabalhos a fazer, estágio, estudar para a prova e conviver com a moçada que tem mais de 10 anos a menos que vc.
      Paguei minha faculdade com o fruto de meu trabalho, tanto como advogada como depois como professora. Fui uma das primeiras alunas de minha sala, e olha que nos 4 anos de curso tive muitos obstáculos de ordem pessoal, que envolveu término de relacionamento amoroso, doença grave de meu pai, desemprego... mas não desisti!
      Sou muito feliz e orgulhosa de mim mesma, pois sei que poucos teriam a garra e vontade que tive em realizar esse sonho. Agora estou me qualificando melhor para começar a prestar serviços na área ambiental, como consultora; sei que dará certo, porque tenho boa vontade e muita paixão pelo o que faço.
      Se eu pudesse te dar um conselho? Siga seu coração, mas com responsabilidade e cautela! Afinal, acho que o mundo está precisando de mais advogadas-biólogas!
      Grande abraço e tudo de melhor para vc!
      Íris Zattoni

      Excluir
  3. Olá! Lendo o seu blog, me senti mais confiante em seguir a minha carreira. Curso Ciências Biológicas na UFMG e gosto, porém muitas vezes me vejo preocupadíssima com o meu futuro: se vou ser feliz, se vou conseguir um emprego que me sustente com conforto (não necessariamente um que me deixe rica), se vou conseguir oportunidades da mesma maneira que um médico ou um veterinário, que podem atuar em áreas comuns ao biólogo. Mas lendo textos assim eu me lembro que existem sim biólogos bem sucedidos em várias áreas que estudar biologia não é estar fadado ao insucesso. Por mais que eu tenha que fazer várias pós-graduações no futuro (o que na verdade hoje em dia todos os profissionais deveriam fazer), a amplitude do curso me dará uma visão de mundo sem igual. Acho que essa é a vantagem das matérias puras, a quantidade de conhecimento de uma grande área que você adquire. A versatilidade em poder ser professor/laboratorista/cientista de campo (no caso da biologia) me encanta!

    ResponderExcluir
  4. Inspirador... é o que foi o seu relato para mim. Lá atrás tb desdenharam da minha opção pela licenciatura (em Biologia), dizendo que não me traria retorno financeiro, nem reconhecimento social, estas coisas. Sou enfermeira, concursada, com dez anos de carreira entre assistência, coordenação, docência, pesquisa... Mestrado...casada, um filho... Estas coisas coisas dificultam a saída da zona de conforto e a tomada de decisão pela mudança. Considero-me bem-sucedida profissionalmente, mas incompleta no plano pessoal, pois ainda não satisfiz meu fascínio pela natureza. Através da Enfermagem só conheci a saúde humana (ou a falta dela). Criei coragem e me matriculei no Curso de Ciências Biológicas. Realmente é difícil o convívio com a molecada, são outros "papos"; a retomada do ritmo dos estudos, também, tem sido cansativa, às vezes desafiadora. Mas não vou desistir.

    ResponderExcluir