segunda-feira, 2 de abril de 2012

Corais brasileiros estão ameaçados por invasores vindos da Ásia

O coral-sol chegou ao Brasil há 30 anos e se espalhou pelo litoral, matando as espécies nativas. O invasor destrói o ambiente marinho.



Os corais brasileiros estão sendo ameaçados por uma espécie de coral vindo do Oceano Pacífico, o coral-sol, que sufoca as espécies nativas e destrói o ambiente marinho. Este invasor foi visto no Brasil, pela primeira vez, há trinta anos. Agora, o que preocupa os pesquisadores é que ele está se espalhando pelo litoral do país. 
Testes feitos em laboratórios confirmaram o que os pesquisadores mais temiam: o invasor já chegou ao litoral da Bahia, região que guarda algumas das mais importantes colônias de corais da costa brasileira. 
A cada mergulho, biólogos e oceanógrafos se assustam com a paisagem alterada no fundo da baía. Isso porque o coral-sol se espalha rapidamente e em pouco tempo domina os recifes e sufoca os corais nativos. "Esses organismos apresentam uma taxa de crescimento muito acelerada, produzem guerra química com os outros corais e isso, com certeza, leva à devastação dos nossos corais nativos", explica o biólogo José Amorim.  
A competição é desleal: enquanto os corais nativos crescem menos de um centímetro por ano, o coral-sol cresce três vezes mais. Em algumas áreas, ele já ocupou todos os espaços do recife. Muitas colônias nativas já morreram e as que ainda não foram atacadas, também correm o risco de desaparecer. 
O coral-sol é uma espécie asiática, muito abundante em águas do Índico e do Pacífico. Chegou ao Brasil, em cascos de navios cargueiros, pelo Rio de Janeiro – especificando, na Baía da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. Hoje, já se espalhou para Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Salvador. 
A grande ameaça, segundo os pesquisadores, é a migração do coral-sol para o extremo sul da Bahia. Se isso acontecer, ele pode alterar uma das regiões mais ricas do Oceano Atlântico em biodiversidade marinha. 
Das 20 espécies de corais existentes no Brasil, 17 estão em Abrolhos - oito são exclusivas. É o caso, por exemplo, do coral-cérebro, um dos maiores e o que mais chama a atenção pela beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário