terça-feira, 22 de maio de 2012

USP lança portal com 1,3 mil teses sobre temas que serão tratados na Rio+20

Material reúne trabalhos realizadas entre junho de 1992 e setembro de 2011


A Universidade de São Paulo lançou um portal com cerca de 1,3 mil teses e dissertações de mestrado e doutorado sobre temas que serão tratados durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
O material, produzido entre junho de 1992 e setembro de 2011, pode ser consultado no site da Universidade*, permite realizar buscas por autor, resumo e palavras-chave, além do download das pesquisas completas. O portal está disponível também em inglês.

— É a primeira experiência da universidade nesse sentido. Uma forma de fazer a USP estar presente no debate da Rio + 20. São trabalhos científicos que foram articulados, reunidos e disponibilizados para a sociedade e para os tomadores de opinião. Vai auxiliar organizações não governamentais (ONGs), políticos e a sociedade civil — explica um dos coordenadores do projeto, o professor titular de geografia da USP, Wagner Costa Ribeiro.

Segundo dados do novo portal, a temática mudanças climáticas só foi percebida pelos programas de pós-graduação da USP a partir de 1996, como um possível reflexo das discussões realizadas na Rio-92 (a Conferência da ONU para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio em 1992). Em 2002 ocorreu o segundo pico de produção. Depois desse ano, houve uma redução até 2006, quando um novo ciclo de crescimento foi observado, até o terceiro pico, alcançado em 2009.

Os temas centrais da Rio+20 são a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Os organizadores esperam que todos os 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) enviem participantes.

Fonte: Agência Brasil

Para saber mais, acesse Portal USP Rio+20: http://citrus.uspnet.usp.br/usprio+20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário