terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pacu é encontrado em rio na França


Um pacu, peixe comum no Pantanal e na Amazônia brasileira, foi encontrado por um pescador no rio Sena, em Paris, na França. O peixe é conhecido fora do Brasil como “devorador de testículos” porque acreditam que o peixe possa confundir testículos humanos com nozes e mordê-los. Outros espécimes já foram encontrados na Suécia e na Dinamarca.
O nome pacu é dado para várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serrasalminae, que também inclui as piranhas. Mas ao contrários das piranhas, o pacu é dócil e constantemente é criado em aquários e pesque-pagues. Acredita-se que um destes peixes do aquário pode ter sido jogado no rio.
Há um mês, o peixe apareceu nas águas do estreito que separa a Suécia e a Dinamarca. As autoridades alertaram para os banhistas tomarem cuidado porque o pacu poderia atacá-los.
Os peixes também foram vistos em Papua Nova Guiné e em um lago no Texas, para onde alguns exemplares teriam sido contrabandeados. Na Polônia, em 2002, um caso similar foi registrado.
Normalmente o peixe não é perigoso para os seres humanos, mas acredita-se que quando estão com fome eles possam morder os homens.
O peixe mede em média 21,5 centímetros, mas em algumas regiões pode chegar a 90 centímetros. (Fonte: UOL)
Observação do Blog:
O Pacu é um peixe de água doce nativo da Amazônia, podendo pesar até 55 quilos. Até pouco tempo atrás só era encontrado por lá. No entanto, a piscicultura (criação de peixes) espalhou estes animais pelo mundo e há cada vez mais relatos desses animais sendo pescados em ambientes naturais do mundo todo. Há algumas semanas também foi registrada a sua presença no lago Lou Yaeger em Illinois nos Estados Unidos, aumentando o número de países onde o bicho se adaptou ao ambiente natural.
Ainda não se sabe quais desequilíbrios são causados aos ecossistemas onde esse peixe se instala, mas a questão está sendo estudada por ecologistas do mundo inteiro. Segundo a maioria deles, o Pacu não é uma ameaça para os seres humanos, visto que sua dieta é baseada em nozes, vegetação aquática e caracóis. Porém, o conhecimento popular dos pescadores de Papua Nova-Guiné onde o peixe foi introduzido nos ecossistemas já na década de 1990 diz ao contrário.
Nesta ilha da Oceania o Pacu é conhecido como "Cortador de bolas", daí o nome que o popularizou mundialmente. Há mais de um caso de pescadores que morreram por perda de sangue ao terem seus testículos arrancados por este peixe, embora os mesmos pescadores que relatam as mortes afirmem a um jornal local que isto não é um fato comum, até pelo motivo de que a maioria dos pescadores usa calção para entrar na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário