terça-feira, 11 de março de 2014

Concursos Públicos


- Sites que disponibilizam material gratuito para estudo

- Dicas para melhorar o rendimento do candidato

- Cursos Preparatórios na modalidade EAD: uma nova opção para aqueles que buscam a aprovação em concursos para seguir uma carreira no setor público


- Canal do Ensino

Fazendo uma pesquisa na internet acabei conhecendo um site bastante interessante, que publica diversos links e dicas de estudo muito úteis para quem está se preparando para as provas de concursos públicos: Canal do Ensino. Dentre tanta informação bacana postada, selecionei e transcrevi abaixo a que relaciona 16 sites com material gratuito para estudar de graça para concursos públicos, originalmente postada no Educação Uol:
Para os ‘concurseiros’ de plantão, algumas matérias são consideradas ‘arroz com feijão’: são as disciplinas básicas exigidas na maior parte dos concursos. Abaixo lista com 16 sites com material gratuito para estudar de graça para concursos públicos, como videoaulas e simulados, para estudar direito administrativo, informática, inglês, matemática e português.
Jurisway (http://www.jurisway.org.br/videos/) – A página faz uma seleção com mais de 4 mil videoaulas postadas no YouTube que tratam de Direito Constitucional, Civil, Penal, Administrativo e Previdenciário, entre outros. Também há aulas de língua portuguesa e informática.
Concurso Solução (http://www.concursosolucao.com.br/simulado/) – Simulados de Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Penal, Processual Penal e Tributário com questões de concursos públicos para testar os conhecimentos na área, mas sem comentários das provas.
Resultado Concursos (http://www.resultadoconcursos.net/video-aulas-gratuitas-sobre-concursos/) – O site reúne videoaulas de Direito Constitucional, Administrativo, do Trabalho, Penal, Processual Penal, Previdenciário e Civil. O conteúdo pode ser localizado por meio de busca.
Guia Concursos (http://canaldoensino.com.br/blog/category/concursos-e-empregos/concursos-concursos-e-empregos) – O site disponibiliza de forma gratuita grande quantidade de informações e dicas valiosas para interessados em Concursos Públicos.
Informática e Concursos Públicos (http://informatica-concursos.blogspot.com.br/) – O blog disponibiliza uma boa quantidade de simulados com questões que podem cair em concursos públicos. Os temas abordam o sistema Linux, BrOffice, Word, Windows, Excel, PowerPoint, internet e redes, hardware e gerais.
PCI Concursos (http://www.pciconcursos.com.br/simulados/informatica/coxvE) – O site oferece exercícios de informática de múltipla escolha, mais as respostas corrigidas. O usuário também pode postar comentários em cada uma das questões. Ao terminar o teste, outro pode ser automaticamente gerado para dar continuidade ao teste de conhecimentos.
Fernando Nishimura (http://www.scribd.com/FernandoNishimura/documents) – O estudante tem a sua disposição uma biblioteca online com 91 documentos no total. Cada um deles reproduz as provas de concursos públicos anteriores – alguns deles vêm com até cem questões. O material pode ser baixado para o computador para estudo.
Questões de Concursos (http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public) – O nome é autoexplicativo: o site fornece conteúdo das mais variadas matérias que caem em concursos públicos. Há uma considerável quantidade de provas em inglês que caíram em outros exames e gabaritos que acompanham os testes. Para baixar o material gratuito, é preciso fazer um cadastro simples no site.
OK Concursos (http://www.okconcursos.com.br/informacao/view/Apostilas/Lingua-Estrangeira/Provas-e-exercicios-de-Ingles/$escape.getHash().UZ9u1Nhz6p0) – São 11 provas com questões de inglês que já caíram em concursos públicos realizados anteriormente. O material pode ser baixado gratuitamente pelo estudante e é uma forma de se preparar para os testes futuros. O site também disponibiliza conteúdo de outras disciplinas, visando concursos de cargos de nível fundamental, médio e superior.
Calcule Mais (http://calculemais.com.br/) – A “especialidade” do site são questões de matemática retiradas de concursos públicos, vestibulares e Enem. São mais de 760 videoaulas explicadas com simplicidade e dicas para os estudantes.
Matemática Muito Fácil (http://www.matematicamuitofacil.com/) – Além do conteúdo teórico de matemática, há uma seleção de exercícios propostos e resolvidos. Entre eles, o “desafio” apresenta questões de álgebra e o de “concurso”, questões que já caíram em concursos públicos já realizados. O estudante também pode acompanhar o material com videoaulas disponíveis no site e no canal YouTube (http://www.youtube.com/user/matematicamuitofacil/videos) ou no Videolog (http://videolog.tv/MatematicaMuitoFacil.
Julio Battisti (http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/default.asp?cat=0009&ast=0070) – O site não tem uma oferta vasta no aprendizado de matemática, mas traz 23 conceitos que caem com frequência em concursos públicos, afirma o idealizador. Além de explicar cada um deles, traz exercícios resolvidos e comentados.
Só Matemática (http://www.somatematica.com.br/financeira.php) – Conteúdo sobre matemática financeira pode ser acessado gratuitamente depois de um cadastro como usuário. O estudante conta com a parte conceitual e depois pode praticar o que aprendeu com exercícios propostos. Há ainda questões de vestibulares e provas online para testar os conhecimentos adquiridos.
Só Português (http://www.soportugues.com.br/) – O site aborda estruturas gramaticais (morfologia, sintaxe, fonologia, semântica, estilística), redação, reforma ortográfica e erros mais comuns em português, entre outros assuntos. Há provas online, exercícios resolvidos e questões que caíram em vestibulares. Uma ferramenta interessante é o “conjugador de verbos”, que esclarece as principais dúvidas sobre verbos complicados e suas conjugações.
Colégio Web (http://www.colegioweb.com.br/portugues) – Figuras de linguagem, ortografia, preposições de uso obrigatório e agente da passiva são alguns dos temas gramaticais que integram o conteúdo do site, que é bem fácil de consultar. O estudante também pode esclarecer dúvidas sobre a ortografia de palavras que costumam gerar confusões ao serem escritas com “s”, “ss” e “ç”, entre outros.
Gramática Online (http://www.gramaticaonline.com.br/) – O estudante terá facilidade para encontrar seus objetos de estudo (acentuação, concordância verbal e nominal, formação das palavras e pontuação, entre outros assuntos), pois o site é bem organizado visualmente. Há explicações detalhadas para o uso da crase, a partir de exemplos, e análise de texto com questões de vestibulares. Há testes que são acompanhados por comentários que apontam onde se encontram os erros.
UOL Educação (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/) – A página do UOL reúne material didático de português. Há, entre outras coisas, explicações sobre as principais dúvidas de gramática, ortografia e pontuação. No nosso site, o estudante encontra também simulados, quizzes e provas online para testar seu conhecimento.


- IPED: 54 cursos gratuitos voltados à Concursos Públicos

O IPED oferece 54 cursos gratuitos que auxiliam o candidato a se preparar para as provas. 

Assista os vídeos de divulgação dos cursos voltados à Concurso Público no IPED clicando aqui!

Para ter acesso aos cursos gratuitos, acesse aqui!

- Domínio Público 

Mais de 200 títulos de livros (em português e outros idiomas) são oferecidos gratuitamente para download. Os temas são os mais diversos dentro da área de Biologia e Meio Ambiente.
Para acessar, clique aqui!


- Curso on line Gratuito

Curso on line Gratuito disponibiliza gratuitamente aulas online das disciplinas de Português, Biologia e Física. O foco é a preparação para o ENEM e vestibular, então os temas abordados não se aprofundam muito, porém são bastante úteis para quem necessita relembrar o assunto. 

Até o presente momento foram postados um total 47 vídeos das três disciplinas, e em especial à Biologia, estão  as seguintes vídeo-aulas:

Genética Princípios Básicos - Genótipo Fenótipo Gene Dominante e Recessivo - Aula Grátis Biologia
- Primeira Lei de Mendel - Genética - Lei da Segregação dos Fatores
- Noções de Probabilidade em Genética - Como Fazer - para ENEM e Vestibular
- Como Fazer um Heredograma - para Enem e Vestibular 
- Origem da Vida - para Enem e Vestibular
Lamarckismo e Evolução Biológica - para Enem e Vestibular
Evolução, Charles Darwin e Seleção Natural Aula Grátis de Biologia - Teoria da Evolução e Darwinismo



- YouTube Educação

Canal do Youtube voltado à vídeos de professores criativos e didáticos, com temas voltados ao ensino fundamental e médio nas disciplinas de Biologia, Química, Física, Português e Matemática. Útil para relembrar os tópicos e depois aprimorar o conhecimento com a leitura de livros e apostilas. Vale à pena!

O Canal do Ensino dá cinco dicas para utilização do YouTube Educação: 
1. Escolha os vídeos de acordo com a disciplina e com os grandes temas. A plataforma separa, na coluna à esquerda, os vídeos de cada uma das matérias. História e Geografia ainda não são contempladas no canal. Como não há classificação dos vídeos por série, utilize o currículo da sua escola ou os PCNs para fazer uma busca por palavras-chave e encontrar os vídeos mais adequados para os seus alunos.
2. Na coluna à direita, você pode encontrar os canais relacionados ao Youtube Edu, com vídeo-aulas dessas e de outras disciplinas, além de canais de vídeo dedicados ao Ensino Superior, que tratam de temas transversais e ajudam a capacitar educadores para o uso de outras ferramentas – como o Photoshop, por exemplo.
3. Para receber as atualizações do canal periodicamente, clique em inscreva-se e o Youtube Edu sempre aparecerá para você. Além disso, você passa a receber as novidades do canal por e-mail, semanalmente.
4. Também é possível ser um educador parceiro da plataforma, clicando em Faça parte do Youtube/Edu. Assim, você vai ajudar a produzir os vídeos ou a fazer a curadoria dos conteúdos.
5. Na aba discussão, comente e fique ligado nos comentários de outros educadores. Você pode encontrar professores da mesma área e trocar experiências ou materiais de referência.


- Concurso Virtual

A "Concurso Virtual" é uma empresa especializada em cursos EAD preparatórios para concursos, com reconhecido alto índice de aprovação de seus alunos. Os cursos oferecidos são para cargos diversos, com disciplinas específicas e aquelas comuns na maioria dos concursos públicos (Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática).

O site oferece cursos completos para diversos concursos, no entanto, gentilmente disponibiliza material gratuito (PDF, vídeo-aulas e "aulões") de diversos temas e áreas; vale à pena conferir! 

Para acessar o conteúdo gratuito, clique aqui!


- Concurseiros passam a estudar pela internet cada vez mais; saiba como funciona*


Hora para entrar e hora para sair, frio ou calor, quadro e cadeira desconfortáveis. Esse cenário típico de sala de aula é coisa do passado. Pelo menos para os concurseiros adeptos da tecnologia, que estão preferindo os cursinhos preparatórios on-line ao presencial.
Pesquisa realizada pelo Aprova Concursos, empresa que oferece cursos para seleções públicas via internet, revelou que a videoaula é o principal método de estudo dos mais de 6 mil entrevistados no Brasil, escolhido por 42% deles. Talvez isso justifique a quantidade de empresas que oferecem esse tipo de serviço no país hoje em dia. 
O diretor do Aprova Concursos, Bruno Branco, conta que essa modalidade de aprendizado, mais conhecida com Ensino a Distância (EaD), é relativamente nova e começou a ganhar força há quatro anos. “Até 2006, era preciso uma hora, no mínimo, para baixar um vídeo de dois minutos. Hoje, com a banda larga, a realidade é outra”.
Ele revela que a empresa paulista entrou no mercado em 2010, oferecendo apenas quatro cursos. “Hoje, temos mais de 15 mil. Isso porque a gente só trabalha com concursos em municípios com mais de 200 mil habitantes”, diz.
De acordo com Branco, os cursos on-line são mais focados na necessidade do aluno. “Na internet, o aluno pode consumir apenas os assuntos que precisa para a prova. Na modalidade presencial, além de não ser customizado, o candidato só dispõe de cursos para os grandes concursos”.
Outra vantagem do EaD, segundo ele, é a flexibilização dos horários e a economia de tempo, já que o aluno não precisa se deslocar até um determinado local, sujeito, inclusive, a pegar congestionamento. “Em concurso, a quantidade de disciplinas é o principal problema do aluno. Portanto, tempo é dinheiro. E, em geral, quem estuda mais tem mais chance de ser aprovado”, destaca o diretor. 
E foi pensando nessa comodidade que a dentista Cláudia Landa, de 41 anos, optou por fazer um cursinho on-line. “Para minha rotina, que envolve muito trabalho, essa é a melhor opção. Escolho as disciplinas que me interessam e estudo no conforto da minha casa”, afirma Cláudia, que busca no emprego público a estabilidade financeira necessária para trocar de área de atuação.
Cláudia, que já frequentou cursos para concurso presencial e telepresencial, afirma que a modalidade EaD exige muita disciplina, já que, em casa, há inúmeros fatores que possibilitam a dispersão. “Confesso que passei por um processo de adaptação. É preciso maturidade e consciência”, declara ela, que desembolsa, mensalmente, cerca de R$ 400 por um pacote anual, que inclui seis cursos voltados para concursos de Tribunal.

Para o  juiz federal e professor William Douglas, especialista em concursos públicos, o ensino a distância é uma tendência, principalmente em razão do avanço tecnológico. “Também tem a falta de tempo dos concurseiros - que, em sua maioria, conciliam trabalho e estudo - e que não têm a possibilidade de ir ao curso em horários predefinidos”. 
Ele diz que o curso on-line é uma ferramenta. “Não importa como o conhecimento chega ao aluno. A única possibilidade real dele não ser aprovado é não estudar ou estudar errado”, pondera. Segundo Douglas, a maior desvantagem dos cursos on-line é a falta de motivação que essas aulas possibilitam. “Quando o curso não é em tempo real, a falta do feedback imediato do professor é ruim, mas não é algo insuperável”, afirma.
Dados da IOB Concursos comprovam que a metodologia é coadjuvante e o que importa é o estudo e a dedicação. “Em geral, nosso índice de aprovação em concursos varia entre 65% e 68%. Para a prova da OAB, chega a 73%”, garante o diretor acadêmico da instituição, que também oferta esse tipo de serviço na internet, Leonardo Pereira.
Ele diz que a empresa dispõe de uma plataforma de ensino diferenciada dos concorrentes, com vídeoaulas de, no máximo, 15 minutos. “A gente hierarquiza e sumariza o conteúdo para que o candidato veja aquilo que realmente interessa de forma objetiva e dinâmica”. 
Metodologia
Em geral, os cursos on-line para concurso oferecem ao candidato (assinante) vídeos com aulas atualizadas e focadas em um determinado assunto ou edital, além de material de apoio, como livros, apostilas e exercícios, e um canal direto para esclarecer as possíveis dúvidas.
O diretor acadêmico da IOB Concursos, Leonardo Pereira, explica que a duração varia de um mês a um ano, a depender do curso. Já os preços costumam ser um pouco mais baratos quando comparados com a modalidade presencial. “Temos cursos de R$ 30 a R$ 900. O preço depende do volume de horas, da quantidade de disciplina e do tempo que o candidato utilizará a plataforma”.
A maioria dos candidatos que opta pela comodidade dessa modalidade é, segundo Pereira, do sexo feminino. Ele revela que, na IOB, os alunos têm entre 21 e 35 anos, sendo que 60% têm uma ocupação profissional e 70% vieram de cursinhos telepresenciais.
Para entender um pouco mais sobre essa modalidade de ensino que vem ganhando espaço entre os aspirantes ao serviço público, o CORREIO conversou com o superintendente de Educação a Distância da Ufba, Paulo Penteado Filho, para saber qual a sua opinião sobre o assunto.
A modalidade de ensino a distância funciona?
A EaD funciona, sim. No entanto, assim como nos cursos presenciais, os cursos a distância variam em termos de qualidade e efetividade. 
Ela pode ser usada para qualquer tipo de ensino e por qualquer tipo de aluno?
Em geral, considera-se que a educação a distância funciona melhor com estudantes adultos e com maior maturidade, que tendem a ser capazes de maior autodisciplina. Por outro lado, pessoas mais jovens tendem a ter maior facilidade nas interações mediadas pelas tecnologias da informação que são, em geral, utilizadas na EaD atualmente.  
O senhor acredita que ensino a distância é uma tendência? No caso dos concursos, tende a substituir o ensino presencial?
 A educação a distância tende a crescer em relação à educação presencial, porém, convivendo as duas modalidades, inclusive no caso dos cursos preparatórios para concursos. Nesses casos, a motivação profissional tende a aumentar o comprometimento e a autodisciplina, que contribuem para o sucesso da aprendizagem.
Para dar certo, quais os cuidados que os concurseiros devem ter ao estudar em casa?
Embora eu não tenha experiência na área de concursos, diria que alguns dos cuidados que os “concurseiros” devem  ter são os semelhantes aos de outros aprendizes da educação a distância: dispor de ambientes adequados para o estudo, estabelecer uma programação de estudo adequada ao formato específico do curso e às exigências do concurso, além de exercer a autodisciplina. 
O que levar em consideração na hora da escolha?
Em primeiro lugar, considerar a qualificação da instituição responsável pelos cursos. Em segundo lugar, é importante que o formato do curso seja adequado ao perfil e objetivos do candidato. De modo geral, cursos que possibilitam maior interação dos estudantes entre si e com os professores tendem a ter melhores resultados. Outros critérios de escolha são semelhantes aos critérios para escolher um curso presencial.

PASSO A PASSO DO SUCESSO NOS CONCURSOS
Antecipe-se - Não espere o edital ser publicado para começar a estudar. Em geral, o tempo entre a publicação do edital e a prova é de dois meses. Isso sem falar no volume de matérias. Lembre-se que tempo é dinheiro!
Objetivo - Não saia atirando para todos os lados. O ideal é escolher uma área na qual o candidato tenha afinidade. Tipo de atividade, local de trabalho, faixa salarial, benefícios e outros aspectos devem ser levados em consideração para uma escolha consciente.
Ferramentas - Se for fazer um curso preparatório, opte por uma modalidade (presencial, telepresencial ou a distância) que se ajuste ao seu perfil. Também é importante ter um bom material de consulta, como livros específicos e provas de concursos anteriores.
Organização - Passar em concurso público não é para amador. Portanto, organização e disciplina são fundamentais para o sucesso. Um plano de estudo, com horários e disciplinas a serem estudadas diariamente, ajuda bastante. Mas é necessário que tudo esteja descrito no papel.
Felicidade - Ter a certeza de que o salário estará na conta no fim do mês e para o resto da vida é muito bom. Mas nada disso adianta se não tiver satisfação pessoal. E esse processo deve começar ainda nos estudos. É preciso foco, porém, é preciso também continuar com os momentos de entretenimento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário