sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Obama cria plano para proteger abelhas

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou novos esforços para proteger e salvar as abelhas e outros insetos polinizadores. A redução dessas espécies no meio ambiente afeta diretamente o sistema de produção de alimentos. Por isso, o departamento estadunidense de agricultura terá 180 dias para investigar as possíveis causas dessa perda e estabelecer novas estratégias de preservação.
O memorando, emitido pela própria casa branca, exalta a importância das abelhas para a sustentabilidade do sistema de produção. “A polinização das abelhas acrescenta, sozinha, US$ 15 milhões  em culturas agrícolas a cada ano nos Estados Unidos. Ao longo das últimas décadas tem havido uma perda significativa de polinizadores, que incluem: abelhas, abelhas nativas, pássaros, morcegos e borboletas. O problema é grave e requer atenção imediata”, diz o documento.
Um dos objetivos da ação é avaliar os efeitos dos pesticidas sob os polinizadores, já que este parece ser um dos maiores perigos aos insetos. Os inseticidas neonicotinóis, por exemplo, já se mostrarem prejudiciais às abelhas e outros animais.
Barack Obama prevê iniciativas que englobem: pesquisa, preservação ambiental e também ações educativas direcionadas ao âmbito estudantil e corporativo. O presidente quer que departamentos das mais diversas áreas trabalhem em conjunto, direcionando todos os esforços por um mesmo objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário