quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PAP - Programa de Aprimoramento Profissional: uma opção para aperfeiçoamento do Biológo




Em todas as carreiras, o último ano da faculdade é marcado por ser um período de ansiedade, cansaço, incertezas e receio de não estar suficientemente preparado para uma colocação no mercado de trabalho. Com os formandos em Ciências Biológicas não é diferente: por ser uma graduação que abre um leque para diversas áreas, é bastante comum que existam dúvidas em qual caminho seguir, muitas vezes surgindo o conflito de escolher entre uma determinada especialidade que é sua vocação ou uma carreira que indica ser financeiramente mais atraente.
 
Porém, existem aqueles que durante o curso já têm definida a área de sua preferência, e ainda quando estudantes se preparam para exercer determinadas atividades e adquirem conhecimentos práticos e teóricos de um certo ramo de estudo. Esses estudantes fazem estágio, iniciação científica, são monitores de disciplinas, participam de cursos, congressos, estão familiarizados com a leitura de artigos e conhecem temas e questões relevantes e atuais da área escolhida.
 
Os PAPs - Programas de Aperfeiçoamento Profissional são oferecidos por renomadas instituições públicas de ensino e pesquisa, e a meu ver são perfeitos para ambos perfis de formandos, bastando, obviamente, o estudante ter certa familiaridade e claro, gostar do tema e atividades que envolve o programa. A razão de minha afirmação se deve por vários motivos:

- o ano seguinte à formatura geralmente é um período de desemprego, desmotivação e o recém-formado tende até a abandonar sua profissão para se venturar em subempregos. Cursando um programa de aprimoramento se qualificará em uma instituição de renome e ainda terá direito a uma bolsa, que o auxiliará nas despesas mensais, e assim, continuará motivado a seguir na profissão em que se graduou;

- em razão das pouquíssimas vagas disponibilizadas e pelo reconhecimento de excelência de qualidade, os profissionais que finalizarem um programa de aprimoramento certamente terão um diferencial em seu currículo quando forem disputar vagas no mercado de trabalho;

- por falar em mercado de trabalho, em especial no setor privado, aqueles que completam o programa levam vantagem em relação aos que cursam uma pós graduação lato sensu tradicional: em virtude dos programas contarem com a vivência dentro das instituições e o aluno estar em contato com a prática e rotina das atividades entre 70% e 80% da carga horária, após o término teremos um profissional ainda com status de recém-formado mas que se destacará dos demais pela qualificação e experiência fora das salas de aula e meio acadêmico;

- ao se matricular em um PAP o aluno terá contato com profissionais de primeira linha, tendo a valiosa oportunidade de formar seu networking, o que será extremamente útil  para depois do encerramento do programa.

A cidade de São Paulo, através da FUNDAP, oferta dezenas de programas de aprimoramento a Biólogos no ramo da saúde humana. A maioria, todavia, é voltada às áreas laboratoriais e pesquisa, porém algumas instituições oferecem segmentos bastante interessantes na área administrativa e burocrática (administração em saúde, gestão ambiental em saúde, saúde coletiva, avaliação de tecnologias de saúde) e o Instituto Butantan mantém programas bastante atraentes com foco em fármacos, animais peçonhentos e de importância laboratorial. Já o Parque Zoológico do Estado de São Paulo é o único que oferece programas voltados à animais selvagens em diversas vertentes: biologia, educação e segmentos laboratoriais.

A forma de ingresso nos PAPs é através de concurso. Os programas de aprimoramento administrados pela FUNDAP usualmente abrem suas inscrições entre os meses de setembro e outubro, e realizam suas provas entre dezembro e janeiro. Já o Zoológico tem um calendário diferenciado: vale ficar atento e acessar com frequência o site para não perder a data de inscrição.


 

O que é PAP - Programa de Aperfeiçoamento Profissional?

Trata-se de um programa de ensino, destinado a estudantes do último ano de graduação e recém formados na área de saúde, que capacita o aluno em área específica, priorizando o treinamento técnico e prático como metodologia de ensino. Destaca-se, também, que o PAP é realizado em renomadas instituições de saúde e pesquisa que possuam destaque devido ao seu valor técnico e científico.

Alguns programas têm duração de 1 ano, outros 2 anos, porém é exigido que a carga anual seja de 1760 horas. Por ter carga superior à 360 h/a, muitos PAPs têm status de Pós Graduação lato sensu e, finalizando o programa, o aluno obterá o título de "especialista" na área escolhida. O Edital de Abertura de Inscrições deverá especificar o tipo de programa: se é apenas de Aprimoramento ou também vislumbra a Especialização. Todavia, ao aluno que finalizar o programa, independente do tipo,  terá direito a um certificado de conclusão de curso, não um diploma.
  
Geralmente os PAPs ofertados têm em comum carga horária semanal de 40 horas, o que significa a necessidade do aluno ter disponibilidade de dedicação integral, de segunda à sexta-feira. Na rotina do aprimorando dá-se prioridade  às atividades práticas, porém ao aluno também é exigida a elaboração de monografias, artigos, participação em seminários, aulas, dentre outras ocupações inerentes à pós graduandos.
  
Ao estudante é oferecida Bolsa de Ensino, em valor estipulado pela instituição (geralmente no Edital de Abertura consta o montante determinado), sem vínculo empregatício. Na época de elaboração deste artigo (setembro de 2016) nossa pesquisa nos mostrou que essa quantia não ultrapassava R$ 1.044,00.

Há de se destacar também que o número de vagas para cada programa geralmente é bastante reduzido: alguns oferecem apenas uma ou duas... Sendo assim, é importante se preparar com antecedência para a prova, se possível, no mínimo 6 (seis) meses antes da abertura do Edital de Inscrições, ou seja, a partir do início do ano. Para tanto, recomenda-se que o candidato baseie-se no edital do ano anterior para iniciar seus estudos e, após a publicação no Diário Oficial do edital do processo seletivo do ano vigente, comparar os pontos exigidos (geralmente a mudança é mínima).

A abertura dos editais ocorre entre a segunda quinzena de setembro até o mês de novembro, então se há interesse em participar do processo seletivo deve-se ficar atento nesse período para não perder o prazo das inscrições.
 

Requisitos para participar do programa

Quando nos interessamos por uma instituição que o ingresso é realizado através de um processo seletivo ou concurso público, a primeira atitude a ser tomada é ler atentamente o Edital de Abertura de Inscrições e verificar se naquele momento você preenche todos os requisitos necessários para aprovação à vaga. No caso dos Programas de Aperfeiçoamento Profissional existem alguns pontos que são comuns e devem ser imediatamente levados em consideração:
 
- Cada instituição delimita a carreira, isto é, o tipo de profissional que poderá cursar o programa ofertado;

- Destina-se a recém-graduados, ou seja, estudantes do último ano ou que se formaram até no máximo 03 (três) anos (porém esse tempo é diferente em cada instituição);

- A graduação deve ser reconhecida pelo MEC;

- Geralmente não se aceitam candidatos que já tenham participado anteriormente de outro programa de Aperfeiçoamento Profissional;

- Durante o Programa de Aperfeiçoamento Profissional, o candidato não poderá, conjuntamente, exercer atividade com vínculo empregatício.
 

Objetivos dos Programas de Aperfeiçoamento Profissional

Os PAPS aperfeiçoam, complementam e oferecem treinamento prático à formação do recém graduado, com uma visão analítica, crítica e atualizada na área escolhida.

Em sua página, a FUNDAP define os objetivos dos programas de aprimoramento como :

*Capacitação do aprimorando para atuação qualificada e diferenciada na área da saúde, bem como o aperfeiçoamento do desempenho profissional nas diversas áreas que integram, apóiam ou gerenciam a prestação de serviços de saúde;

*Estimular o desenvolvimento de uma visão crítica e abrangente do SUS – Sistema Único de Saúde, orientando sua ação para a melhoria das condições de saúde da população;

*Aprimorar o processo de formação dos aprimorandos, considerando as diretrizes e princípio dos SUS, de modo a desenvolver uma compreensão ampla e integrada das diferentes ações e processos de trabalho da instituição participante do PAP.

Já o Parque Zoológico do Estado de São Paulo dispõe que o PAP ofertado por essa fundação contribui na formação continuada de profissionais diretamente relacionados com a conservação de animais silvestres das faunas nativa e exótica, assim como a educação ambiental e a gestão dos recursos naturais aplicados à Zoológicos, através do desenvolvimento supervisionado de tarefas e atividades e é regido pelo Regulamento atualizado pela Portaria nº 4 de 19/04/2016.
 

FUNDAP

Em São Paulo, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP é o órgão responsável pela realização e administração geral da maioria dos programas, acompanhando o sistema de bolsas, matrícula, frequência, pagamento mensal das bolsas, licenças-saúde etc, além de realizar estudos, pesquisas, seminários e eventos relacionados à questão da formação de recursos humanos para a área de saúde.
 
A FUNDAP dispõe em sua página que "atualmente há cerca de 450 programas de aprimoramento profissional funcionando em 53 instituições públicas ou privadas conveniadas com o SUS, entre as quais as três universidades estaduais paulistas, importantes centros de referência de atendimento especializado e de institutos de pesquisas ligados à Secretaria de Estado da Saúde. As instituições credenciadas publicam anualmente no Diário Oficial do Estado, o edital para a seleção de candidatos aos seus programas a partir do mês de outubro. Realizam as provas de seleção entre novembro e janeiro e iniciam seus programas em fevereiro ou março".
 
A lista de instituições e dos respectivos programas oferecidos encontram-se no site da FUNDAP, na seção do PAP Aprimoramento Profissional, porém destacaremos a seguir aquelas que se encontram no município de São Paulo e que os programas sejam destinados a graduados em Ciências Biológicas. 

Para saber maiores informações, como programa completo, duração e requisitos exigidos dos candidato, acessar os editais específicos de cada curso.
 



FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - CAMPUS SÃO PAULO - USP

Programas:

- Entomologia Médica e Soroepidemiologia;
 

- Laboratório de Saúde Pública.

Link para o edital:  http://www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/270

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP - HCFMUSP

Programas:

- Administração em Saúde

- Métodos Diagnósticos

- Patologia Clínica

- Técnicas Avançadas em Análises Clínicas
 

 

INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL - IAMSPE

Programas:

*Laboratório:

- Citogenética Humana;

- Hematologia;

- Imunologia;

- Laboratório Clínico: Biologia Clínica;

- Microbiologia / Bacteriologia



INSTITUTO DE INFECTOLOGIA EMÍLIO RIBAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Programa:

- Análises Clínicas Laboratoriais.


 
INSTITUTO BUTANTAN DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Programas:

– Aprimoramento Científico e Ações em Saúde na Base Avançada do Instituto Butantan na Amazônia;

– Aspectos Biológicos, Clínicos e Cirúrgicos na Criação de Serpentes em Cativeiro;

- Biologia Animal;

- Bioquímica;

- Biotecnologia em Saúde

- Criação, Manutenção e Uso de Animais de Laboratório para Pesquisa, Controle e Produção de Imunobiológicos;

- Farmacologia e Fisiopatologia;

- Gestão Ambiental em Saúde;

- Imunologia;

- Imunologia Aplicada. Manejo Sanitário de Cavalos Soroprodutores;

- Microbiologia e Parasitologia;

- Museologia, Comunicação, Educação em Saúde e História da Ciência;

- Programa de Qualidade na Produção de Imunobiológicos e Biofármacos. 
 


 
INSTITUTO PASTEUR DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Programa:

- Diagnóstico em raiva e outras encefalites dos animais.


 INSTITUTO ADOLFO LUTZ

Programas:

- Arbovírus, Robovírus, Vírus Emergentes e Ricketsias: Diagnóstico Laboratorial e Eco-epidemiologia de Vírus Transmitidos por Artrópodos e Roedores;

- Bacteriologia em Saúde Pública;

- Citologia Oncótica;

- Citometria de Fluxo e Biologia Molecular aplicadas ao monitoramento da Infecção pelo HIV-1;

- Coleção de Culturas de Microrganismos de Referência em Laboratório de Saúde Pública;

- Culturas Celulares e sua Aplicação em Laboratório de Saúde Pública;

- Imuno-histoquímica;

- Imunologia e Biologia Molecular Aplicadas à Doenças de Interesse em Saúde Pública;

- Micologia Médica;

- Microscopia eletrônica de transmissão como ferramenta para diagnóstico em Saúde Pública;

- Parasitologia Médica;

- Patologia Clínica e Molecular em Saúde Pública; 

- Técnicas Sorológicas e Moleculares para Diagnóstico das Gastroenterites Virais e Enteroviroses de Importância em Saúde Pública;

- Vigilância Ecoepidemiológica de Arbovírus, Hantavírus e Arenavírus;

- Viroses Respiratórias e Síndromes de Impacto em Saúde Pública – Diagnóstico, Epidemiologia e Prevenção;

- Análise Química, Física e Sensorial de Alimentos e Bebidas;

- Inspeção Morfológica e Microscópica de Alimentos, Bebidas e Água;

- Microbiologia Alimentar;

- Segurança Biológica e Análise Físico-Química de Cosméticos, Domissanitários e Artigos para

Gestão da Qualidade.


 
INSTITUTO DE SAÚDE

Programas:

- Saúde Coletiva

- Avaliação de Tecnologias de Saúde

 

FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Programas:


- Biologia de Animais Silvestres;

 

- Educação para Conservação;

 
- Enriquecimento Comportamental e Ambiental de Animais Silvestres;
 
- Operação, Controle e Monitoramento Ambiental em Zoológicos;
 
- Educação Ambiental e Gestão Integrada aplicadas a Produção Rural – DPR;
 
- Biologia Molecular e Microbiologia Aplicada;
 
- Reprodução Assistida e Biotecnologia; 
 
- Análises Clínicas.

Link para o edital: http://www.zoologico.com.br/programas-e-estagios/aprimoramento-profissional/




 

3 comentários:

  1. Que bom te ver postando novamente no Blog Iris! A propósito, sou aluno de aprimoramento no Instituto Adolfo Lutz no programa em Análise Química, Física e Sensorial de Alimentos e Bebidas! Único Biólogo que se tem notícia aliás nesse programa hahaha!

    Ano que vem muita coisa vai mudar Iris, principalmente no Butantan, Lutz, Pasteur e mais um que esqueci o nome. A FUNDAP foi extinta e está sendo absorvida pela SES-SP. Os aprimoramentos serão transformados efetivamente em especialização, a duração será um pouco menor, mas terá validade nacional.

    Quem tiver disposição e vontade, faça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando!

      Desculpe a demora a responder, mas sofri um acidente, fiquei com o braço engessado por um mês e nesse período acabei me perdendo um pouco nos e-mails, devido à limitação de movimentos que me impediam de digitar com facilidade e rapidez.

      Parabéns pela conquista no Programa de Aperfeiçoamento do Adolfo Lutz! Fiquei verdadeiramente feliz por você! Poderíamos até pensar num post à 4 mãos, falando de sua experiência como aprimorando... o que vc acha?

      À propósito: você sabe me dizer como funciona a modalidade "treinamento" do Adolfo Lutz? Estava pensando de no ano que vem me inscrever. ; )

      Um abraço!

      Excluir
    2. Oi. Vc está melhor então? Quem ficou ruim foi eu dessa vez... RIM! Sobre o treinamento, quem pode te dizer melhor é o RH, pq ele é pago e parece que é salgadinho o preço... O povo vem, aprende a técnica e já vai embora...

      Sobre o post, tranquilo, posso ser seu entrevistado ^^

      Excluir