segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estrelas-do-mar morrem encalhadas devido à falta de alimento

10 de junho de 2012 às 6:00

Por Natalia Cesana (da Redação)


Estrela coroa de espinhos: É a segunda maior estrela-do-mar do mundo. Seus espinhos podem ser venenosos e por isso são consideradas predadoras vorazes. Fotos: Jon Hanson

Oitocentos exemplares de uma espécie de estrela-do-mar denominada “coroa de espinho” morreram de forma trágica na ilha de Ishigaki, costa meridional do Japão. Elas procuravam por corais nas águas da região e morreram “encalhadas”. As informações são do jornal italiano La Stampa.

Há algum tempo, uma pesquisa realizada pela Fisheries Research Agency e publicada na revista especializada Coral Reefs apontava uma situação particular na barreira de corais da ilha. Em 2009, foi identificado um foco de estrelas-do-mar que se alimentava nas águas dessa região, então coberta por 60% de corais. De acordo com dados coletados recentemente, o enorme número de animais estava reduzido a apenas 1%.

O fenômeno do “encalhe”, verificado nos últimos tempos demonstrou aos cientistas o que pode acontecer com criaturas como as estrelas-do-mar, que se movem muito lentamente e precisam de um longo tempo de adaptação, quando se esgota a fonte de nutrientes.

Go Suzuki, pesquisador da agência que tem acompanhado o fenômeno, confirma que a carência de corais é provavelmente a causa do encalhe. Como ele, outros cientistas observaram a enorme onda de estrelas do mar se aproximando da praia, seguramente à procura de alimento e se aproveitando da corrente marítima para se mover.

A morte dos animais, de acordo com veterinários e cientistas, ocorreu na areia e não na água, pois os animais estavam fracos e não conseguiram mais voltar ao mar.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário