sexta-feira, 15 de março de 2013

Análises clínicas veterinárias: competência exclusiva de veterinários ou reserva de mercado pelo CRMV? (1)

(1) ZATTONI, I. C.,
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas
Especialista em Tecnologias Ambientais – FATEC-SP
Advogada – OAB/SP: 185.774
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283691898713098
E-mail: iris.zattoni@gmail.com


Não é segredo para ninguém que tenho um sério caso de amor com toda a Biologia. Porém, minhas maiores paixões são os animais e patologias. Em tese eu não poderia aliar essas duas áreas em minhas atividades cotidianas como bióloga, mas um dia eu tive um insight: como já tenho um curso de auxiliar veterinário (não técnico, mas de curta duração), poderia aliar esses conhecimentos à biologia e trabalhar num laboratório de análises clínicas veterinárias, juntando as duas áreas que eu mais amo.
Fiquei felicíssima com minha "descoberta" e resolvi cursar uma pós graduação para me qualificar e enfrentar o mercado de trabalho. No segundo semestre de 2011 (quando esse fato ocorreu), entrei em contato com o Instituto Qualittas a fim de cursar a Pós Graduação lato senso em Patologia Clínica Veterinária e eles não aceitaram minha matrícula, dizendo que o CRMV impedia o ingresso de outros graduados no curso que não fossem veterinários. Para mim essa afirmativa me causou extrema estranheza, visto que nunca tive conhecimento de uma situação em que fosse negado o ingresso de um estudante a um curso. Existem situações meio óbvias em que o bom senso reina, como alguém que não seja da área de saúde querer fazer uma pós em cirurgia, ou alguém de humanas tentando ingressar numa especialização em exatas, mas eu acreditava que não era esse o caso. 
No conteúdo programático do curso do Instituto Qualittas veiculado em seu site no segundo semestre de 2011, com exceção da disciplina "Hemostasia e Medicina Veterinária Transfusional", as demais não eram da área clínica, que obviamente somente os médicos veterinários possuem formação e capacitação para cursá-la e atuar na área. Seguem as disciplinas que foram divulgadas na época: 
- Bases Bioquímicas dos Processos Patológicos
- Prática de Laboratório Clínico Veterinário
- Diagnóstico e Avaliação Epidemiológica de Agentes Infecciosos
- Diagnóstico das Doenças Parasitárias Gastrintestinais
- Patologia Clínica de Animais Silvestres
- Hemostasia e Medicina Veterinária Transfusional
- Interpretação dos Exames Laboratoriais
- Citologia Veterinária e Citoquímica
- Diagnóstico Microbiológico
- Urinálise e Hematologia Veterinária
- Bioquímica Clínica Veterinária
- Diagnóstico Imunológico
- Metodologia Científica (disciplina on-line/EAD)
Não me conformando com a recusa de minha matrícula, entrei em contato com o próprio CRMV e CRBio para saber mais sobre o assunto, sendo que o CRMV me respondeu em ambas as vezes em menos de 24 horas após o envio da mensagem, e o CRBio somente encaminhou o retorno por volta de 15 dias depois.
Segue abaixo a transcrição do primeiro retorno do CRBio-01:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: CRBio01-Secretaria <secretaria@crbio01.gov.br;
Data: 10 de outubro de 2011 15:35
Assunto: RES: 04. Assessoria Jurídica
Para:
iris.zattoni@gmail.com
Prezada Íris
A Resolução nº 227, de 18 de agosto de 2010, do Conselho Federal de Biologia, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e as áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, e Biotecnologia e Produção observa, no Art. 5º:
Art. 5º São áreas de atuação em Saúde:
...
Análises citogenéticas
Atuar na gestão e pesquisa em bancos de DNA e bancos de células; elaborar termos de referência e protocolos; emitir e assinar pareceres técnicos e laudos de exames realizados para fins de diagnósticos; planejar, orientar, assessorar, supervisionar e executar procedimentos de biossegurança, de controle e garantia de qualidade; realizar análises cromossômicas, incluindo procedimentos citogenético-moleculares para diagnóstico, entre outras atividades.
Análises citopatológicas
Atuar na gestão de laboratórios de análises citopatológicas; elaborar termos de referência e protocolos; emitir e assinar laudos e pareceres técnicos de exames realizados para fins de diagnósticos; realizar análises citológicas e diagnósticas, a partir de matérias pré-preparados para pesquisa e avaliação de alterações patológicas em órgãos e tecidos, entre outras atividades.
Análises clínicas
Atuar na gestão de laboratórios de análises clínicas, em todos os seus setores técnicos e postos de coleta; emitir e assinar laudos e pareceres de exames realizados em sangue, plasma, soro, saliva, urina, fezes, líquor e sêmen, entre outros, para fins de diagnósticos; elaborar termos de referência e protocolos; planejar, orientar, assessorar, supervisionar e executar procedimentos de biossegurança, de controle e garantia de qualidade;realizar todos os procedimentos laboratoriais necessários para exames de materiais biológicos, entre outras atividades.
Análises e diagnósticos biomoleculares
Atuar na gestão de laboratórios de análises e diagnósticos biomoleculares; atuar na pesquisa e na gestão de bancos de DNA e bancos de células; desenvolver primers e outros produtos moleculares como marcadores, enzimas e outros; emitir e assinar laudos e pareceres de exames realizados para fins de diagnósticos; executar técnicas de biologia molecular para diagnóstico, de microrganismos e partículas virais; planejar, orientar, assessorar, supervisionar e executar procedimentos de biossegurança, de controle e garantia de qualidade, entre outras atividades.
Análises histopatológicas
Atuar na gestão de laboratórios de análises histopatológicas; elaborar termos de referência e protocolos; emitir e assinar laudos e pareceres técnicos de exames realizados para fins de diagnósticos; executar procedimentos necessários para exames macroscópicos de peças anatômicas, preparo de lâminas e cortes histológicos para análises patológicas; planejar, orientar, assessorar, supervisionar e executar procedimentos de biossegurança, de controle e garantia de qualidade, entre outras atividades.
Análises, Bioensaios e testes em animais
Atuar em laboratórios de análise para fins de diagnóstico em amostras biológicas de animais; atuar em laboratórios de experimentação animal; atuar na identificação, no monitoramento e controle de animais de interesse para saúde; atuar na implantação, manutenção e gestão de biotérios; capturar, manipular, anestesiar e coletar amostras de indivíduos para fins de pesquisa, serviços e experimentação em campo, laboratórios e criatórios; cultivar, inocular e manipular células para fins de diagnósticos; emitir e assinar laudos e pareceres técnicos de exames realizados para fins de diagnósticos; planejar, orientar, assessorar, supervisionar e executar procedimentos de biossegurança, de controle e garantia de qualidade; realizar todos os procedimentos laboratoriais necessários para exames de materiais biológicos, para fins de diagnósticos e de pesquisa, entre outras atividades.
Análises, processos e pesquisas em banco de sêmen, óvulos e embriões
Atuar na gestão de bancos de sêmen, óvulos, embriões e materiais contendo células reprodutivas; atuar no processamento, conservação e pesquisa em bancos de sêmen, óvulos, embriões e materiais contendo células reprodutivas; elaborar, emitir e assinar laudos, pareceres, termos de referência, protocolos e outros documentos técnicos; planejar, orientar, assessorar, supervisionar e executar procedimentos de biossegurança, de controle e garantia de qualidade; arealizar ckriopreservação e descongelamento de sêmen, óvulos e embriões; realizar exames para análises morfo-funcional, bioquímica, imunológica, microbiológica e citológica do sêmen, entre outras atividades.

Você pode verificar que existem diferentes áreas de atuação em saúde (humana e animal), com inúmeras atividades, de análise e diagnóstico, em que os Biólogos podem atuar.
É importante observar, contudo, que não estão contempladas aquelas atividades que seriam tratadas como de clínica (animal ou humana), pois as mesmas não seriam de nossa competência.
Este é um aspecto que você deve observar com relação ao curso de pós-graduação que pretende realizar no Instituto Qualittas, talvez como possível restrição à participação de outros profissionais que não veterinários.
De qualquer maneira você pode buscar essa formação continuada em outros centros de pós-graduação, especialmente em programas de Mestrado ou Doutorado, normalmente receptivos aos Biólogos que atuam na área de diagnósticos e saúde animal. Estes, com certeza, serão de maior valia na sua vida profissional.
Atenciosamente
Eliézer José Marques, Prof. Dr.
Conselheiro Secretário
CRBio-01

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fiquei indignada com o descaso que o CRBio-01, tratou meu assunto, porque:

- Primeiramente não se deram ao trabalho de analisar o caso em específico, apenas limitando-se a transcrever uma Resolução e fazendo comentários superficiais sobre o ocorrido;
- Se pelo menos durante esse período tivessem se dado ao trabalho de entrar no link do Instituto Qualittas o qual dispõe do conteúdo programático da Pós, o que era o mínimo a ser feito antes de apresentar uma opinião, verificariam que são abordadas disciplinas que não compõem a área clínica, e sim de análises clínicas, que obviamente, são diferentes. Na minha singela opinião, o CRBio-01, no mínimo, deveria ter entrado em contato com o Instituto Qualittas, verificado qual das matérias era da área clínica, analisado as resoluções e tomada uma posição nesse caso. Ao contrário disso, aconselharam-me a cursar Pós strictu sensu, como sendo de "maior valia na minha vida profissional".
Ora, convenhamos! A intenção de cursar a Pós lato sensu era para me QUALIFICAR ao mercado de trabalho, e não voltar minha atuação para atividade acadêmica e de pesquisa, que é a qualificação dada àqueles que concluem a Pós strictu sensu! Sinceramente, a impressão que se tem é de que o Conselheiro que analisou meu caso sequer sabe a diferença dos programas de pós graduação, embora tenha titulação de "professor doutor"...
Ao contrário do CRBio-01, o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) retornou de pronto minha mensagem, o que podemos, desde já, notar a diferença de atendimento ao público em ambos os conselhos.
Como resposta ao meu questionamento, a conselheira do CRMV me encaminhou uma cópia da petição inicial de ação judicial proposta pelo CFMV em face do Conselho Federal de Biomedicina, em 03/08/2008, com intuito de me trazer o conhecimento do posicionamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária com relação ao assunto. Destaca-se, primeiramente, que o CRBM é um conselho que representa profissionais os quais não possuem em sua formação qualquer disciplina relacionada com a fauna, ao contrário dos graduados em Ciências Biológicas, o que a meu ver diferencia a situação de ambas as carreiras.
A Lei 5.517/68, em seu artigo 5., prevê sobre as atribuições privativas do médico veterinário, ou seja, atividades as quais somente esse profissional está apto a desenvolver; todavia, em todos os seus incisos ("a" a "m") não está incluída a atuação em laboratório e exames laboratorias de animais. Já a Resolução publicada em 06/06/2006 (o qual transcrevo abaixo), que trata especificamente sobre a atuação em laboratórios, não prevê explicitamente que essa atribuição seja exclusiva do Médico Veterinário, e sim dispõe que o exercício de tal atividade "deverá ser exercida por profissional médico veterinário". O citado artigo é passível de discussão e interpretação, pois uma legislação que prevê que uma atividade "deve" ser exercida por uma classe profissional é diferente daquela que dispõe sobre uma atribuição privativa, isto é, exclusiva de um profissional. 
"Dispõe sobre o Exercício da Responsabilidade Técnica pelos laboratórios, exames laboratoriais e emissão de laudos essenciais ao exercício da Medicina Veterinária. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA – CFMV, no uso das atribuições que lhe confere a alínea ‘f’ do artigo 16 da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, considerando o que preceitua a alínea “a” do artigo 5º e o artigo 28 da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, que estabelece ser atividade privativa do médico veterinário a prática da clínica veterinária em todas as suas modalidades e determina a contratação de responsável técnico médico veterinário pelas empresas que exerçam tais atividades; considerando o que preceitua a Resolução CNE/CES nº 01, de 18 de fevereiro de 2003, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária; considerando que o diagnóstico dos agravos sanitários no âmbito da Medicina Veterinária está embasado em exames e laudos laboratoriais, fundamentados em técnicas e procedimentos próprios, que considerem as especificidades da fisiologia e da patologia das diferentes espécies animais;considerando a relevância para o bem-estar animal e para os programas de sanidade animal e saúde pública, no que concerne as zoonoses, que as análises laboratoriais sejam realizadas com o indispensável embasamento técnico científico; considerando ainda, a formação profissional do médico veterinário;
RESOLVE: Art. 1º A Responsabilidade Técnica pelos laboratórios, exames laboratoriais e emissão de laudos necessários ao exercício da medicina veterinária deve ser exercida por profissional médico veterinário, regularmente inscrito no Conselho Regional da sua área de atuação".
Art. 2º As análises laboratoriais compreendem as áreas de hematologia veterinária, bioquímica veterinária, citologia veterinária, anatomia patológica veterinária, parasitologia veterinária, microbiologia veterinária, imunologia veterinária, toxicologia veterinária, genética veterinária, biologia molecular aplicada a medicina animal, além das demais essenciais ao diagnóstico e à emissão de laudo médico-veterinário.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no DOU, revogadas as disposições em contrário. Publicada no DOU n. 128, de 06-06-2006, Seção 1.
Como advogada, acredito que a redação correta da Resolução acima transcrita seria "competência exclusiva" ou "competência privativa", já que o verbo "dever" não cria, por si só, compromisso de obrigatoriedade. A meu ver, a  expressão "deve ser" descrita no citado dispositivo legal poderia ser motivo de discussão em âmbito judicial por outros conselhos, no caso, o CFBio.
Muito embora eu tenha feito uma pesquisa sobre o assunto, em nenhum momento localizei qualquer legislação que impeça um profissional de Ciências Biológicas em cursar uma Pós Graduação lato sensu em instituição especializada em Medicina Veterinária em área a qual não serão abordados assuntos clínicos, cirúrgicos, contenção química ou anestésica em animais, o que seria um tanto quanto óbvio seu impedimento. Porém, o Conselho Federal de Medicina Veterinária entende que, de acordo com o Código de Ética Profissional, em seu artigo 13, alínea VII, é vedado ao médico veterinário fornecer a leigo informações, métodos ou meios, instrumentos ou técnicas privativas de sua competência profissional, motivo este que impossibilitaria que leigos ou profissionais de outras áreas cursassem disciplinas entendidas pelo órgão superior como privativas da Medicina Veterinária.


A discussão do tema entre o Conselho de Biomedicina e o de Medicina Veterinária ainda se encontra sub juris, isto é, o processo judicial ainda está em análise e passível de recursos, portanto, não há uma resolução definitiva sobre o caso. Mas a meu ver, o CFBio deveria pegar "um gancho" neste e em casos semelhantes, ingressando também com ações judiciais, com a finalidade de ampliar a área de atuação dos biólogos.

Afinal, essa é uma típica situação que deve ser explorada, pois se trata de um nítido exemplo de que estamos perdendo espaço, a cada dia mais e mais, para outros profissionais. E o pior: o CRBio não somente abaixa a cabeça, como também é conivente com a situação quando não toma nenhuma providência defendendo a classe que representa.



Nota do Blog (25/07/2014):

Diante dos comentários dos leitores deste Blog resolvi ir mais à fundo nessa questão e voltei a provocar o Conselho Federal de Biologia, CRBios e Sindicato dos Biólogos de Minas Gerais acerca do ocorrido e quais seriam as providências e orientações dos mesmos  no que se refere a esse caso. Para saber a conclusão deste caso, leia o post "Patologia / Análises Clínicas Veterinárias: relato, análise e crítica da atuação dos Conselhos de Classe" no seguinte link: http://profissaobiologa.blogspot.com.br/2013/08/patologia-analises-clinicas.html

- Se você possui interesse em se especializar na área de análises clínicas animal e não é graduado em Medicina Veterinária, informo que o IPESSP - Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde, localizado na Alameda Franca, 1604 - Jardins (São Paulo - SP) está com as matrículas abertas para o curso de especialização em Análises Clínicas Animal. Esse curso demorou praticamente um ano para ser elaborado e lançado no mercado, a fim de oferecer aos alunos o que há de mais moderno e relevante atualmente no que tange à pesquisa e novas técnicas de análises laboratoriais, além de contar com corpo docente altamente qualificado e preparado. 

Para saber mais, acesse: 

http://profissaobiologa.blogspot.com.br/2014/07/inscricoes-abertas-pos-graduacao-em.html




51 comentários:

  1. Bom dia. O seu caso é interessante, e como estudante de Ciências Biológicas e funcionário de um conselho profissional que inclusive briga muito com o CRMV entendo bem esses problemas.

    Biólogos podem e DEVEM trabalhar na área. Uma das minhas professoras biólogas trabalha como analista em um laboratório veterinário. Ela é doutora em microbiologia, mas isso não foi o essencial e sim os contatos.

    Passei por coisa semelhante em questionamento sobre aconselhamento genético ao CRBio 01. A resposta foi: Podem sim, mas tem que ser treinado nas universidades públicas... blá blá blá... consiga um título de especialista da SBG blá blá blá... A USP vai abrir um mestrado profissional em Aconselhamento Genético.

    Os conselhos de biologia não crescem por falta de R$. E esse tipo de resposta por parte do CRBio só piora a situação. Quem sempre esteve lá não entende a diferença entre ACADEMIA e PROFISSÃO. Só indicam o mestrado e doutorado como caminho, o que gera nos biólogos a síndrome da necessidade de bolsas eternas. Vc não pode trabalhar fora da universidade... não adquire experiência profissional, e como eterno "estudante" não é obrigado a pagar o CRBio. Aluno não precisa pagar. Vc faz a faculdade, mestrado, doutorado, pós doc... livre docência e nunca tira o CRBio. Logo não temos dinheiro para um fortalecimento do CRBio.

    O CRMV pode falar o que for, mas não podem impedir os biólogos na área. Inclusive a petição contra os biomédicos não foi adiante. Isso a conselheira omitiu não é? Os farmacêuticos também possuem o direito de serem analistas de lab, vet.. Não desanime. Tente achar uma pós que aceite, e inclusive vc pode brigar na justiça para entrar numa pós dessas. Já vi acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Fernando Cesar,

      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Durante o estágio que mencionei no "post" acima procurei diversas instituições que mantinham a pós em análises clínicas veterinárias e todas elas não me aceitaram. Tentei até fazer um curso livre pelo IVI (www.ivi.vet.br/), mas a resposta foi a mesma: não aceitamos outros profissionais que não sejam biólogos.

      Confesso que tudo isso foi um balde de água fria em mim, pois eu realmente "me achei" nessa área e gostaria muito, mas muito mesmo de ter continuado, mas desisti... até ler esse seu comentário! Vou correr atrás do prejuízo: farei novo currículo e encaminharei aos laboratórios de análises clínicas veterinárias de SP.

      Muito obrigada!!!

      Excluir
    2. Adorei o assunto do seu blog
      Pois eu sou formada em biologia voltada para analises clinica e pos graduada em microbiologia.
      Trabalho na area de analises clinas a 13 anos
      E agora pretendo trabalhar com analisaes clinica veterinaria, e achei ridiculo o Crbio aprovar analises em voltada para saude humana e nao deixar fazer pos graduacao em saude animal.
      Sendo que um profissional de biologia pode tranquilamente atuar nessa area.
      Acredito que temos sim competencia a fazer isso ate pq ja fazemos na area da saude e nao precisamos ser medicos para isso

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Sou biólogo, recém formado e achei por acaso esse blog. Gostei muito do material publicado e gostaria de parabeniza-la pelo trabalho feito.

    Sei que é uma postagem antiga ( para os padrões da internet) mas encaminhei (pelo Facebook mesmo) a dúvida para o conselho de minha região (o CRBio-05), transcrevo abaixo o diálogo:

    ___________________________________________________
    "
    19 de Março de 2013 - 10:08
    Joseph Arimateias Diniz
    (...)
    Minha dúvida é referente a essa matéria:

    http://profissaobiologa.blogspot.com.br/2013/03/analises-clinicas-veterinarias.html

    Segundo entendi no artigo, o Conselho Federal de Medicina Veterinária trata a Análise Clínica Veterinária como atribuição exclusiva do profissional Médico Veterinário. Não permitindo nem mesmo que as Instituições de Ensino aceitem profissionais de outras áreas nos cursos de especialização ou de capacitação na área.
    Isso me despertou a dúvida: Se o profissional Biólogo tem permissão para atuar na Análise Clínica Humana, existe algum impedimento legal para impedir que o Biólogo possa atuar na área de Análise Clínica Veterinária (silvestre ou pet)?
    Agradeço o contato e aguardo respostas.

    3 de abril de 3013 19:02

    CRBio-05

    Prezado Joseph, vamos verificar essa questão junto com o departamento jurídico. Em breve, retornaremos.

    (...)

    15 de Abril de 2013 23:44

    CRBio-05

    Prezado Joseph, a Lei nº 5517/68, que regulamenta a profissão do Médico Veterinário, não prevê tal campo atuação (Análises Clínicas Veterinárias) como área privativa do mesmo, não podendo ser regulamentado por simples resolução expedida pelo conselho respectivo. Desta forma, não havendo lei federal determinando tal exclusividade, nossa Assessoria Jurídica entende não haver impedimento do Biólogo também trabalhar nesta área. Inclusive, o poder judiciário já se manifestou neste sentido, através da sentença do processo nº 93.3109-0 que tramitou perante a 6ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, e já transitada em julgado desde agosto de 1995, que assim garantiu: “A biologia, como estudo da vida, é a ciência mater cujos ramos científicos - Histologia, Citologia, Genética, Anatomia, Antropologia, Taxonomia, Fisiologia, Geratologia, Botânica, Zoologia, Ecologia, etc. - bem como os respectivos sub-ramos, são aplicados, ora, exclusivamente; ora, concorrentemente, por técnicos diversos, como naturalistas, biólogos, ou biomédicos, médicos veterinários, botânicos, zootecnistas, segundo as suas especializações técnico universitárias e de acordo com as normatizações profissionais respectivas. Nada impede que técnicos de áreas afins concorram salutarmente em determinados campos às suas capacitações profissionais, como veterinários e zootecnistas, médicos e enfermeiros, agrônomos e botânicos, etc.. Há uma zona 'gris' entre profissões distintas, que em vez de ficar centrifugamente desguarnecidas, deve ser centripetamente preenchida por tais profissionais, e assim, ao invés de excluírem, concorrerem para suprir a carência social." Esperamos ter esclarecido sua dúvida. Atenciosamente, CRBio-05."
    ______________________________________________________________

    Acredito que isso sirva como esclarecimento para o caso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100ordem (Joseph) e Fernando,

      Desculpem-me pela demora ao responder, porém acabei ficando alguns dias sem acessar o blog e ñ tinha conhecimento que essa conversa havia seguido em frente.

      Muitíssimo interessante essa resposta do CRBio-05! Redigirei um e-mail com ambas as respostas e encaminharei para os 5 CRBios + CFBio, a fim de saber qual é a posição definitiva dos conselhos de biologia sobre o assunto. Não é possível que exista uma posição divergente: deve-se ter uma ideia única para o aconselhamento de todos os inscritos!

      Assim que eu tiver novidades sobre o assunto, farei um novo post. Muito obrigada por compartilhar!

      Grande abraço!!!

      Excluir
  4. Muito boa a resposta do CRBio 5 100ordem. Como pode ver, ela foi embasada juridicamente para dar suporte ao biólogo, diferente de outros regionais que ao invés de tomar posição na reserva de mercado, aconselham a fazer uma pós acadêmica. E foi o que eu disse antes. O CFMV/CRMVs não tem o poder de impedir outros profissionais de atuarem em uma área que não seja privativa. Temos que buscar o reconhecimento profissional, pois o acadêmico já temos e que por sinal está saturado para os vícios de bolsas das agências de fomento a pesquisa.


    Querem ver uma contradição? E porque estamos nessa situação? É porque nossos professores e "doutores" fazem um lobby imenso para ficarmos somente em universidades/institutos de pesquisa subordinados a poucos, porque vc não pode escolher o que quer pesquisar e sim seguir a linha de pesquisa de poucos. Esses poucos não largam o osso de jeito nenhum e só saem quando morrem. Já nas especializações somos mais abertos e podemos fazer o que queremos sem depender de aval de orientador, CNPQ, CAPES, FAPESP....

    Se trabalhamos com Botânica Econômica, vem os engenheiros florestais e agrônomos falar que não entendemos de plantas.
    Se trabalhamos com Análises Clínicas ou Aconselhamento Genético vem farmacêutico, biomédico ou médico dizer que não estudamos o ser humano.
    Se trabalhamos com a Zoologia ou Análises Clínicas Veterinárias vem médico veterinário e zootecnista dizer que quem entende de animais são eles.
    Se trabalhamos com Meio Ambiente vem Engenheiro Ambiental, Engenheiros em geral, geólogo, químico, gestores ambientais e todos eles acham que não entendemos de meio ambiente.

    Daí quando pedimos um parecer ao SISTEMA que nos fiscaliza eles mandam: Faça pós graduação em nível de mestrado que lá é de boa.

    MAS EU SEMPRE ME PERGUNTO: A CIÊNCIA PELA CIÊNCIA VALE A PENA? POSSO REALMENTE ME SATISFAZER TRANCADO NUMA UNIVERSIDADE? TENHO O PERFIL PARA ENSINAR?
    Ser professor é uma coisa, SABER ENSINAR é outra coisa que os "docentes/pesquisadores/doutores" não fazem a mínima questão de se preocupar, afinal já tem Xs publicações, Xs bolsas de estudo e Xs de prêmios que não nos levaram a nada no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando Cesar e 100ordem (Joseph),

      Fernando, agradeço muito, mas muito mesmo por todas as suas dicas. Antes de encaminhar meu currículo para laboratórios ou tentar uma recolocação profissional, tenho consciência que devo reciclar meus conhecimentos, pois desde que terminei meu estágio (em dezembro de 2011) confesso que não tive mais contato com esse assunto. O ano de 2012 foi super atípico para mim, pois passei por uma série de problemas pessoais e, por isso minha vida profissional ficou estagnada.

      Para começar vou encaminhar um e-mail para todos os conselhos e correr atrás para saber onde há outra pós em análises clínicas veterinárias, além do Instituto Qualittas, e se tudo der certo em agosto vou me matricular. Além disso, vou procurar meu material de estágio e vou relembrar conceitos, para poder me preparar para uma futura entrevista.

      Vamos mantendo contato, e se eu tiver novidades, volto a postar por aqui.

      Grande abraço e muito obrigada por tudo!!!

      Excluir
    2. Resolva isso, voltando a universidade e cursando Medicina Veterinária, 5 anos passam muito rápido.

      Excluir
  5. Prezados,

    Enviei ainda a pouco um e-mail para o CFBio, com cópia para os 07 CRBios, acerca do assunto do post e a controvérsia entre as respostas do CRBio-01 e CRBio-07. Segue e-mail integralmente transcrito.

    Recebi uma resposta automática do CRBio-05 acusando o recebimento e agora aguardarei o retorno. Assim que eu tiver qualquer novidade posto aqui, para vocês terem conhecimento de como esse assunto seguirá.

    Abraços,
    Íris

    ResponderExcluir
  6. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Íris Zattoni
    Data: 22 de abril de 2013 19:32
    Assunto: Esclarecimento de dúvida: formação e atuação de biólogo em análises clínicas veterinárias
    Para: cfbio@cfbio.gov.br
    Cc: CRBio01-Secretaria , "Secretaria [CRBIO]" , assessoria@crbio-02.gov.br, crbio04@crbio04.gov.br, secretariacrbio03@crbio03.gov.br, crbio5@crbio5.org.br, crbio06@crbio06.gov.br


    Prezados senhores,

    Venho, pela presente, expôr uma dúvida referente a um fato que ocorreu comigo há um ano e meio atrás e que gerou um artigo onde relato todo o ocorrido em detalhes, o qual publiquei em meu blog pessoal, no seguinte link:

    http://profissaobiologa.blogspot.com.br/2013/03/analises-clinicas-veterinarias.html


    Para resumir o ocorrido, o Conselho Federal de Medicina Veterinária trata a Análise Clínica Veterinária (pets e silvestres) como atividade exclusiva do profissional Médico Veterinário, conforme a Resolução do CRMV publicada em 06/06/2006 (transcrita no link acima). Além disso, a citada resolução impede que quaisquer outros profissionais sejam impedidos de participar de cursos de aprimoramento ou pós graduação lato sensu na área de Patologia Clínica Veterinária, pois o CRMV entende que somente os profissionais inscritos nesse Conselho é que podem ser os detentores desse conhecimento. Por essa razão, fui impedida de me matricular em curso de Pós Graduação Lato Sensu em Patologia Clínica Veterinária, mantida pelo Instituto Qualittas, conforme informação dada pela diretoria do instituto no segundo semestre de 2011.


    Diante do ocorrido, na época fiz uma consulta formal ao CRBio-01, o qual me respondeu a dúvida orientando-me a procurar uma pós stricto sensu, por ser "de maior valia em minha vida profissional". Como esse não era o caminho que almejava, e por não encontrar outra saída para a situação, deixei o assunto de lado.


    Ocorre que um leitor de meu Blog, também indignado com o ocorrido, entrou em contato com o CRBio-05 com o seguinte questionamento: "se o profissional Biólogo tem permissão para atuar na Análise Clínica Humana, existe algum impedimento legal para impedir que o Biólogo possa atuar na área de Análise Clínica Veterinária (silvestre ou pet)?" A seguir transcrição da resposta do CRBio-05:

    "(...) transcrição completa da resposta do CRBio-05 postada logo acima nos comentários pelo 100ordem (Joseph)"

    Diante de todo o exposto, pergunto:

    1) Como não houve um consenso entre os dois conselhos regionais, qual seria a posição definitiva sobre o assunto?


    2) No caso do biólogo realmente estar capacitado e poder cursar e trabalhar como técnico em laboratório de análises clínicas veterinárias, como devo proceder para conseguir me matricular num dos cursos disponíveis em minha cidade? O CRBio-01 haveria como interceder a meu favor neste sentido?

    3) O CRBio-01 haveria como me indicar algum curso de pós em Patologia Clínica Veterinária na cidade de São Paulo?

    Agradeço a atenção prestada e fico no aguardo de vosso retorno, com a maior brevidade possível.

    --

    ResponderExcluir
  7. Aguardando com muita expectativa as respostas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fernando Cesar!

      Até o presente momento não recebi nenhum retorno do CFBio e dos CRBio´s... Assim que eu tiver uma resposta, postarei aqui!

      Abraço e excelente terça-feira!

      Excluir
    2. 10 dias após o envio da mensagem e nenhuma resposta do CFBio, tampouco dos CRBios (01 a 07).

      Hoje, dia 02 de maio, enviei uma cópia da mensagem para o Sindicato dos Biólogos de MG (já que SP não possui sindicato) e postei a mensagem no FB, nas respectivas páginas dos CRBios (por acaso o CRBio 01 não possui página no FB).

      Vamos ver agora o que acontece...

      Abraço!

      Excluir
    3. Normal. A agilidade não é uma qualidade do Sistema CFBio/CRBios

      Excluir
  8. Olá, cheguei ao seu Blog por acaso,

    Sou farmacêutico Bioquimico e tenho os mesmos problemas com o CRMV, aqui no meu estado fui multado, e agora preciso fazer uma defesa para o CFMV, e meu conselho também se omite, mesmo eu tendo uma certidão de regularidade em dia.

    Na minha opinião, todo profissional habilitado para as análises clínicas pode atuar nas analises clínicas Veterinárias.
    E você pode estudar analises clínicas como um todo, o CAPBio no Rio de Janeiro tinha uma especialização em Analises Clinicas Veterinárias, aberta a profissionais habilitados.

    Corra atras do que você quer e não desista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Itamar. Mas deixa eu te falar: É muita ironia uma farmacêutico ser multado por AC não é mesmo? Não querendo te assustar, mas como vc está no prazo da defesa, ligue no CFF, mande e-mail pois vc vai precisar de um advogado experiente nessa área. Pede para eles te ajudarem com jurisprudência favorável e pegue o advogado que ganhou contra o CRMV. Sem sombras de dúvidas eles irão te acionar na justiça. Eles irão negar sua defesa e te executar por exercício ilegal da medicina veterinária, e vc terá que ter um bom advogado. Não contrate um colega, contrate alguém que entenda do assunto.

      Excluir
  9. Boa noite!

    Itamar, concordo plenamente com a orientação do Fernando. Além disso, logo acima houve o comentário de outro colega o qual o CRBio-05 informa que a Resolução a qual trata as análises clínicas veterinárias como atividade exclusiva do MV não tem força de lei, portanto, não há como "multar" profissionais que a exercem.

    Tenho novidades relativas à mensagem que encaminhei ao CFBio e aos 07 CRBios: o Fiscal do CRBio-1 ALEXANDRE M. FAJARDO respondeu ontem meu e-mail nos seguintes termos:

    "Prezada Sra. Íris Cristina Thomaz Zattoni,

    O CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA - 1ª REGIÃO (SP, MT, MS) - CRBio-01, criado pela Lei n° 6.684/79 e regulamentado pelo Decreto 88.438/83, é uma Autarquia Federal que tem como objetivo básico orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão, assim como as entidades públicas e privadas pelas quais os biólogos são responsáveis.

    Informamos Vossa Senhoria que o exercício da profissão de biólogo é privativo dos profissionais devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Biologia na jurisdição no qual exercem suas atividades.

    Visto que, em consulta ao Sistema, constatamos que Vossa Senhoria não possui registro neste CRBio-01, no qual, gostaríamos de orientar quanto à necessidade do registro neste Conselho, pois conforme a Resolução CFBio n.º 16/2003, Art. 1º “O registro perante os Conselhos Regionais de Biologia - CRBios é pressuposto indispensável ao exercício profissional da Biologia”.

    Aguardando a manifestação de Vossa Senhoria e providências quanto á regularização e legitimação da profissão de Biólogo perante este CRBio-01".

    Respondi em seguida:

    "Prezado Senhor Alexandre,

    Eu realmente não possuo o registro no CRBio-01 porque atualmente não estou trabalhando em nenhuma atividade relacionada à Biologia, e sendo assim, não possuo condições financeiras para arcar com as anuidades do CRBio. Assim que eu conseguir uma colocação no mercado, obviamente providenciarei meu registro, pois não tenho qualquer intenção em exercer a função de Bióloga de forma ilegal ou indevida.

    Porém, deixo aqui a pergunta: por eu não ter o registro no CRBio meu questionamento não pode ser respondido? Se assim for, considero tal situação aviltante, visto que o CFMV gentilmente respondeu meu questionamento por mais de uma vez, sempre de um dia para o outro, mesmo eu não sendo médica veterinária.

    Aguardo retorno".

    Resumo: para se esquivarem da posição que estou exigindo, viraram totalmente o assunto alegando que não tenho registro no CRBio e preciso regularizar minha situação. Sim, eu não tenho registro, porém não preciso regularizar nada porque atualmente NÃO TRABALHO / NÃO PRESTO SERVIÇOS (REMUNERADO OU VOLUNTÁRIO) como bióloga.

    Está difícil, mas eu não vou desistir. É dever do CRBio orientar e lutar pela classe que defendem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que irão te responder sim. Aconteceu comigo essa situação, mas informei que era estudante e que meus questionamentos eram dúvidas sobre habilitações. Conselhos não são clubes onde só interessam os seus associados. É a sociedade que deve ser respondida antes mesmo que os Biólogos. Mas em um primeiro momento podem entender que vc estaria exercendo a profissão sem o registro, o que não é o caso.
      E para completar sobre a rápida resposta do CRMV. É do interesse deles responderem rápido o seu caso para tirarem mais uma concorrência, colocando medo e tal.

      Excluir
    2. Uma pena que a resposta tenha sido tão evasiva. Esperava uma resposta melhor, nem que fosse negativa.

      Excluir
  10. Tem um mini-curso de "O laboratório e a medicina veterinária" no dia 16/06 no 40º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. http://www.cbac.org.br/

    ResponderExcluir
  11. Incrível, nada de repostas?

    ResponderExcluir
  12. Íris, conversei com uma professora sobre o problema das análises clínicas veterinárias... falta de cursos... e tal. Se juntarmos umas 20 pessoas acredito que conseguimos formas uma turma de análises clínicas veterinárias aberta a outros profissionais também.

    ResponderExcluir
  13. Achei seu blog muito interessante. Realmente, infelizmente, estamos perdendo posição para outras profissões que se julgam donas da verdade. Nós também não estudamos? Não fazemos monografia? Não temos de fazer estágio para adquirir experiência? O que é mais assustador é o fato de que o CRBio não se interessa por questões relacionadas à Biologia. Como assim?! Resposta evasiva, e tratando o conselho como um clube, onde você deve pagar a anuidade para ter direitos nele. Além de Biologia, também vou cursar, ano que vem, Medicina Veterinária, mas isso porque pretendo fazer atendimento clínico. Mas análises clínicas, inclusive, fazem parte do currículo de Biologia. Aqui no Rio existem laboratórios de análises clínicas veterinárias que abrem vagas para biólogos. Mas, enfim, vamos esperar para ver se o CRBio responde de forma esclarecedora, em vez de se esquivar de sua posição.

    ResponderExcluir
  14. Nossa.. adorei seu post... parece que estamos todos no mesmo barco.. Estou pensando seriamente em fazer Medicina Veterinária... Mas é uma sacanagem mesmo nós Biólogos sermos discriminados nas Análises... to com dúvida mesmo.. mas acho que vou abcabar fazendo Medicina Veterinária também...

    ResponderExcluir
  15. Olá, não sei se você já conseguiu resolver esse problema... Achei seu blog por acaso no google procurando também curso para Análises Clínicas Veterinária e achei no CAPBIO aqui no RJ, só não sei quando vão ter novas turmas, mas lá está disponível para toda a área de saúde!

    ResponderExcluir
  16. Recentemente tentei me inscrever nesse curso, e nao foi permitido.
    Entrei em contato com o CRBIO, e também obtive a mesma resposta.
    Sou Biólogo, com Pos em Analises e trabalho com analises clinicas para humanos.
    O curioso é que na minha Pós havia uma aluna que era veterinária !!

    ResponderExcluir
  17. Oi Zattoni. Li seu blog e como sou bióloga também e com especialização em analises clínicas, também não entendo porque não podemos cursar analises clinicas veterinária sendo que tivemos aulas sobre os animais. Se você já está fazendo este curso, gostaria que me enviasse o endereço ddo curso para que eu pudesse fazer também , pois estive procurando pela internet e não achei nenhum que incluisse outras áreas da saúde que não fosse o médico veterinário.
    Agradeço e aguardo resposta. Regina rebiologia@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ipessp.edu.br/curso_selecionado.aspx?act=p&id=82

      Excluir
  18. Curso de Analises Clinicas Animal:

    http://www.ipessp.edu.br/curso_selecionado.aspx?act=p&id=82

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Aline!

    Agradeço sua sugestão! A iniciativa para esse curso do IPESSP foi a partir desse post, e inclusive, tive participação no início de sua estruturação. As aulas da primeira turma iniciarão no segundo semestre, e torço para que seja um sucesso!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  20. Olá Iris, estou na mesma situação. Te enviei um email, quando possível me responda. Obrigada, boa noite!! Luhana

    ResponderExcluir
  21. Precisa de um sistema laboratorial? Não perca tempo, conheça o sistema ExamLab gratuitamente!

    ResponderExcluir
  22. O grande problema é que meus colegas vet não aceitam exames realizados por outros profissionais. isso não vai mudar. acho besteira tentar entrar uma aréa assim..quem deve responder pelos animais é o médio veterinário..nós estudamos por mais de 5 anos as doenças que ocorrerm nos animais.nehuma outra estuda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo voce estuda as doencas para pode fratar assim como os medicos
      Porem nao sao os medicos que estao dentro de um laboratorio realizando exames
      Ate pq eles nao tem nenum co hecime te na realizacao de exames

      Excluir
    2. Eutenho tecnico em patologia sou biologa com pos em microbiologia atuo na area 13 anos e me acho competente a faxer pos em clinica veterinaria ate pq tecnicas laboratorial nao muda o q vai mudar sao laudos e valores de referencia
      E por isso procuro uma pos para poder ser melhor capacitada pois o biologo capacidade para arra analises clinica vet tambem tem capacidade

      Excluir
  23. Acho que deve haver respeito pelas profissioes... cada um no seu campo de atuação. é isso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada,

      Concordo que o campo de trabalho não é favorável, sendo inclusive bastante hostil para os profissionais com formação diferente à de Médico Veterinário que se aventurarem na área, razão pela qual eu desisti de investir e me dedicar no assunto. Contudo, o que quis mostrar com meus textos é que o campo não é exclusivo do Médico Veterinário, e tanto é assim que foi criado um curso de pós graduação lato sensu em SP, ministrado pelo IPESSP, que aceita a matrícula de profissionais graduados em outras áreas, como biólogos, farmacêuticos e biomédicos. Veja só: http://www.ipessp.edu.br/cursos/pos-graduacao/analises-clinicas-animal/

      O fato do médico veterinário estudar cinco anos não o faz especialista em área laboratorial. Não entrarei no mérito da grade curricular atual do curso de Medicina Veterinária, mas quando me formei em Ciências Biológicas (no ano de 2011), conversando com vets de diversas instituições públicas e privadas, descobri que a carga horária em disciplinas como Parasitologia, Histologia, Microbiologia e Imunologia (voltadas ao lab) eram idênticas às minhas, e BioMol eu tive simplesmente o triplo de carga horária. A diferença era que meu curso era mais voltado à área humana, e a vet, obviamente para animais. Além disso: há de se lembrar que laboratorista não define diagnóstico, tampouco clinica; apenas analisa amostras, uma atividade bem mais limitada.

      E quando você se refere à "respeito pelas profissões", lembro que existem diversos veterinários fazendo Mestrado em Zoologia, Ecologia e Conservação, ou simplesmente entrando no mercado sem qualquer especialização, para trabalhar com levantamento e identificação de fauna. São áreas inerentes ao biólogo (não exclusivas, pois não há impedimento legislativo), os quais somos preparados por 4 anos para trabalhar... e outros graduados simplesmente "invadiram". Infelizmente temos um Conselho extremamente fraco e inativo, pois se fossemos falar não somente de "respeito", mas de competência exclusiva e capacidade, muitas profissões (inclusive os vets) deixariam de abocanhar filés de nosso campo de atuação. ;)

      Abraços!

      Excluir
    2. resposta perfeita Zattoni.
      Prepotência de algumas profissões é fogo.
      Estou chegando atrasada nos posts, mas muito me interessou, visto que sou biologa desde 2007 e nunca consegui entrar no mercado por falta de experiencia...nunca deram oportunidade pra ter tb.
      Qual ficou a situação final? oque os conselhos falaram?

      Excluir
  24. Querida amiga de profissão, também me indigno com a falta de suporte pelo CRBio..Quanto a resposta acima, só tenho a dizer que foram ótima palavras e embasou muito bem a falta de respeito que outros profissionais tem pela biologia..Somos profissionais competentes para atuar na área de análises clínicas tão/quanto o veterinário.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Andressa!
    Agradeço suas palavras e fico muito feliz que tenha gostado do post.
    Grande abraço! ;)

    ResponderExcluir
  26. Íris, li todo o seu post e os comentários. Apesar de não ser médica veterinária, fiz um ano e meio deste curso e infelizmente precisei trancar por questões financeiras. Tenho muitos amigos da área e também da Biologia, tenho uma amiga vet que trabalha num laboratório de análises clínicas. Eu caí no seu post por acaso porque estava pesquisando a carreira (tava lendo sobre o curso no Quallitas mesmo), pois sou formada em gestão ambiental e tinha interesse em ir por este caminho para talvez ficar mais perto da área que sempre quis me formar, mas entendi que realmente não tenho competência para a função. Tirei meu time de campo, rs, ok. Porém, ao ler, me compadeci de sua situação e de outras carreiras que têm o direito de trabalhar nesta área e são impedidos ou desmotivados por conselhos, cursos, universidades, o próprio mercado de trabalho, etc. Isso é tão abusivo! Falta consenso, e respeito por todas profissões que podem trabalhar com esta e outras áreas afins. Existe muita integração entre estas carreiras, então por que não um mercado mais plural, com espaço para todos? Existe um excesso de competição que não é saudável pra ninguém e cria uma rixa desnecessária entre profissionais que deveriam dar as mãos e se ajudar, ajudar o futuro da ciência.

    Também gostaria de corroborar com a sua resposta dada à "médica veterinária" (será?...) que comentou contra a participação do biólogo neste nicho do mercado. Digo isto porque tenho muitos amigos veterinários que certamente discordam desse ponto de vista, e ainda bem que uma maioria que conheço pensa diferente disso. Acho que há espaço para todos, desde que devidamente qualificados. Espero que esse meu relato ajude a mostrar que Veterinária, Biologia, Farmácia, Engenharia (Florestal, Ambiental), Zootecnia e afins não precisam ser rivais. ;)

    E por último, e infelizmente, entendi que, realmente, lutar por um curso que provavelmente seria difícil de virar profissão depois da formação, a você, como bióloga, foi melhor deixar pra lá. Porém espero que com toda essa sua iniciativa os conselhos de Biologia, Medicina Veterinária e outras áreas correlatas possam se entender e partilhar do espaço no mercado, sem ressalvas, para todos que tenham competência para tal. Todos os profissionais deveriam poder exercer do direito de trabalhar com o que realmente desejam, sem serem quase obrigados a viver na área acadêmica para sempre. Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  27. Como vc vai fazer uma especialização que cosnta em sua grade curricular interpretação de exames se na sua graduação não ha materias relacionadas a isto?

    ResponderExcluir
  28. Prezado(a),
    Na graduação em Ciências Biológicas não temos, realmente, disciplinas de interpretação de exames clínicos. Contudo temos em nossa grade curricular Microbiologia, Parasitologia, Histologia, Embriologia, Imunologia, Microbiologia, Biologia Molecular e, pelo menos na faculdade onde cursei, dois módulos de Biotecnologia. Recordo-me que na época em que cursei (conclui em 2011) perguntei à médicos veterinários formados antes de mim a carga horária dessas matérias, e todos (inclusive da USP) disseram-me que era a mesma que a minha, porém com direcionamento à área animal. Além disso, eles tb não tiveram ou pouco vira BioMol na faculdade, bem como não tinham aulas de interpretação de exames.
    O fato é: um biólogo tem base para acompanhar uma pós graduação em análises clínicas, seja ela relacionada ao ser humano ou aos animais.
    Aliás, se eu não tivesse condições de interpretar um exame, jamais teria feito um ano de estágio no laboratório da clínica veterinária da divisão de fauna da Prefeitura de São Paulo, vaga que na época concorri com outros estudantes, todos eles de Medicina Veterinária. ;)

    ResponderExcluir
  29. Boa noite! Excelente discussão!Só gostaria de lembrar que antigamente a área de saúde era chamada de "área das Ciências Biológicas" e que a Biologia é uma das 3 Ciências Naturais, sendo assim, na saúde A BASE de todas as outras. Mandem buscar os vencedores dos Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, a maioria é biólogo e mandem buscar a origem e descoberta de avanços marcantes na Medicina... Ex: considerado "o remédio mais importante" criado, a penicilina foi descoberta por qual profissional? Projeto Genoma, fertilização in vitro... Enfim... Mania de não reconhecerem a Biologia... Ah! Sou professor de Educação Física e graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite! Excelente discussão!Só gostaria de lembrar que antigamente a área de saúde era chamada de "área das Ciências Biológicas" e que a Biologia é uma das 3 Ciências Naturais, sendo assim, na saúde A BASE de todas as outras. Mandem buscar os vencedores dos Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, a maioria é biólogo e mandem buscar a origem e descoberta de avanços marcantes na Medicina... Ex: considerado "o remédio mais importante" criado, a penicilina foi descoberta por qual profissional? Projeto Genoma, fertilização in vitro... Enfim... Mania de não reconhecerem a Biologia... Ah! Sou professor de Educação Física e graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  31. Aff... se quer tanto atuar como veterinário, faça o curso de medicina veterinária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é "atuar como veterinário", e sim ter capacitação técnica para exercer a mesma atividade e a injusta reserva de mercado feita pelo CRMV.
      Estagiei em laboratório veterinário da Prefeitura de SP e sob supervisão de veterinários concursados e renomados, exercia todas as atividades de rotina. Detalhe: concorri à vaga com outros estudantes de veterinária e fui escolhida como a melhor capacitada e preparada para a função, em virtude de na época eu ter curso de auxiliar veterinário, já ter trabalhado em hospital veterinário, ser motivada e ter muito interesse pela área. Quando decidi seguir trabalhando em laboratórios, perguntei aos veterinários (todos eles formados pela USP) a questão das disciplinas oferecidas em ambas as faculdades (Med Vet e Bio) e o espanto foi que todas as que eram importantes para a função tinham A MESMA carga horária e conteúdo básico, com exceção à Biologia Molecular, o qual eu tive 3 semestres (Biotecnologia) e, se não me falha a memória, eles só tiveram 1. Ou seja: em tese eu, Bióloga, era mais bem preparada que Veterinários em Biologia Molecular. Ah, e em nenhum dos cursos é oferecido treinamento ou preparação específica para atuar em laboratório ou estágio obrigatório, o que nos fazia estar em igualdade nesse quesito.
      Creio que esse assunto foi relatado minunciosamente no texto original e os comentários aqui na página foram muito ricos para você postar essa solução singela: resolva sua vida cursando outra faculdade. Meu caro,
      simplesmente melhore seus argumentos e aceite que existem pessoas de áreas correlatas que podem exercer tão bem uma atividade como outro profissional, e não "roubarão" as vagas e oportunidades as quais vc acredita serem exclusivas de um segmento.
      E por fim, repetirei o que escrevi em outro comentário acima: se incomoda tanto um Biólogo se qualificar para trabalhar em um lab vet e a solução seria cursar a faculdade, digo o mesmo para os veterinários que invadem a área de Monitoramento e Levantamento de espécies faunosticas, licenciamento e consultoria ambiental, dentre outras similares.

      Excluir
  32. Não sou bióloga, mas meu marido é e eu tenho uma quedinha pra ser, mas acho que vcs e o Crbio tem que lutar mais pela classe, são muito desvalorizados . Até a licenças ambientais daqui a pouco vão ficar a Deus dará, porque os biólogos não poderão mais fazer tantas vistorias que forem necessárias, pelo menos é isso que estão tentando com projetos de lei.Querem que os biólogos seja só pesquisadores sem financiamento e ponto final.As outras áreas ficam para os outros profissionais que por irônia precisam de um biólogo na sua formação. Será quem ensina na faculdade a análise clínica dos animais para os alunos ? Pelas disciplinas vê se que ninguém entende melhor de análise que o biólogo .Desculpas se falei besteiras é minha simples visão de uma área que não me pertence, mas admiro muito !

    ResponderExcluir
  33. Essa discussão e pesquisa sobre o assunto é de enorme utilidade. Obrigado por equacionar várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  34. Ola...muito interessante seu post. Eu sou bióloga, mas minha paixao é na parte animal mesmo e achei muito interessante essa pós graduaçao. Me mudei recentemente para SP e ja ate pesquisei sobre esse curso.
    Se você que é Bacharel reclama do CRBio, imagina eu que sou Licenciada. Pra tirar meu CRBio foi uma luta imensa, mando email e eles respondem igual robô.
    Mas adorei a dica do curso de pós.

    ResponderExcluir