quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cientistas apresentam nova espécie de coruja

Uma nova espécie de coruja, descoberta na ilha indonésia de Lombok, foi formalmente descrita por cientistas num estudo.

 
 
 
Dois investigadores independentes observaram a Otus jolandae em setembro de 2003, separados apenas por alguns dias de diferença. A 'nova' coruja é a primeira espécie de ave endêmica registrada na ilha, ou seja, restrita àquela área. O primeiro estudo da espécie foi publicado por uma equipe internacional de cientistas na revista PLOS One.
George Sangster, investigador da Universidade de Estocolmo, na Suécia, descreveu o seu primeiro encontro com esta espécie de coruja. "Eu encontrei a nova coruja em 3 de setembro de 2003 e Ben King encontrou-a de forma independente num local diferente em 7 de setembro de 2003", disse, referindo-se a outro investigador.
Por coincidência, Ben King, do Departamento de Ornitologia do Museu de História Natural de Nova Iorque, nos EUA, estava em Lombok a observar uma mesma espécie de pássaro que Sangster, ao mesmo tempo, sem que ambos se conhecessem.
Ambos gravaram os sons dos pássaros e identificaram um canto, que soava como uma coruja, que nunca haviam ouvido antes nas suas observações na Indonésia. Como as corujas costumam demarcar o seu território, ao reproduzir a gravação, os animais aproximavam-se dos investigadores, que puderam ter uma visão clara para fazer as suas observações.
No entanto, a nova coruja assemelha-se muito a outra espécie das ilhas vizinhas, a Otus magicus, que já fora observada na região. Os observadores só tiveram certeza de que se tratava de uma nova espécie após fazer comparações taxinómicas e examinar os sons gravados com maior rigor. Os 'assobios' da Otus jolandae soaram completamente diferente da espécie já conhecida, concluíram.


Fonte: DN Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário