quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mudanças climáticas diminuirão populações de pássaros

Das 370 espécies analisadas, até 88% podem sofrer declínio

 
Um novo estudo da Universidade Durham, no Reino Unido, e da BirdLife International mostra que muitas espécies de pássaros devem sofrer as consequências das mudanças climáticas, o que demandará maior proteção dos sítios mais importantes, melhor administração de regiões fora das cidades e, em casos mais extremos, a remoção de espécies para locais onde terão assistência para sobreviver.
 
A prioridade, segundo os pesquisadores, é uma gestão eficaz de locais que servem como habitat para as espécies consideradas as mais ameaçadas — aquelas que, no futuro, poderiam ser forçadas a abandonarem seu ecossistema. Segundo as projeções, o clima levará ao declínio populacional de 45% a 88% das 370 espécies estudadas.
 
Os estudos consideraram quase 500 cenários, onde cada espécie responderia de forma diferente às mudanças climáticas. Conseguiu-se pela primeira vez, apesar da incerteza das projeções ligadas ao clima, chegar à conclusão de que é extremamente provável que essas modificações nas comunidades dos pássaros devem ocorrer.
 
Os pesquisadores esperam que as políticas de conservação de todo o planeta sejam adequadas à nova realidade, tornando desnecessário o deslocamento das espécies.
 
A pesquisa, publicada no jornal “Global Change Biology”, examinou comunidades de pássaros do Leste do Himalaia ao delta do Rio Mekong, no Vietnã, passando por Butão, Laos, Camboja e regiões do Nepal e da Índia.
 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário